Empenho de servidores, terceirizados e apoio de centros acadêmicos garantem sucesso nas matrículas da graduação

Publicada em 26/02/2023

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) encerrou a primeira fase das inscrições para o primeiro período letivo de 2023 com 7.415 solicitações de matrículas de estudantes veteranos. De acordo com a pró-reitora, professora Cristiane Finzi, o resultado ficou além das expectativas e só foi possível pelo empenho de técnicos, colaboradores terceirizados, coordenadorias e centros acadêmicos, num trabalho conjunto, exaustivo, mas exitoso. “Em outubro, nós estivemos com a Dicon, nossa Divisão de Acompanhamento e Controle Acadêmico, com as coordenadorias e secretarias de todos os campi, em uma peregrinação para entender os problemas e demandas da ponta. Partiram daí cinco chamadas para a solução de determinadas questões que poderiam afetar diretamente a matrícula”, explicou.

Segundo Finzi, foi então criado um plano de ação, que envolvia plantões de atendimento das coordenadorias, Dicon, NTInf (Núcleo de Tecnologia da Informação), e secretaria executiva da Proen. “Nesse momento, o papel da Dicon, por meio da dedicação de seus servidores, foi fundamental. No treinamento para as secretárias e secretários de Coordenação, foram dadas as direções necessárias para agilizar o trabalho de todos. Dividindo as tarefas, esperávamos alcançar a meta de 6.500 inscrições na primeira etapa, números baseados nas médias históricas do Contac. Entretanto, conseguimos superá-los e com muito mais tranquilidade em relação ao processo registrado no segundo semestre de 2022”, observou.

A pró-reitora destacou também o apoio dos centros acadêmicos (CAs), num diálogo direto com a Proen durante o processo. “Pedimos o apoio dos centros acadêmicos no levantamento das demandas dos alunos e repasse de orientações, fizemos maciças campanhas nas redes sociais com o apoio tanto de coordenadorias quanto dos CAs, e o resultado foi extremamente positivo.”

Plantão e atendimento em tempo integral
Durante a primeira fase de inscrições periódicas, foram feitos plantões pelos servidores da Dicon e também pelas secretarias dos cursos, o que, segundo a Proen, garantiu o sucesso de todo o procedimento da matrícula dos veteranos. Nesse período, o atendimento foi em tempo integral, ou seja, durante as oito horas de turno de trabalho. Isso propiciou a resolução rápida dos problemas, pois a maior parte foi em relação ao batimento de horário, que só poderia ser resolvido na própria coordenação. “Dos 51 cursos, apenas cinco precisaram de maior atenção e atendimento presencial dos coordenadores na Dicon. Não foi fácil, mas o comprometimento e profissionalismo dos servidores e o apoio dos centros acadêmicos foram decisivos”, enfatiza Finzi.

Luciene Tófoli
Assessoria de Relações Institucionais e Corporativas