Projeto Wifi-UFSJ entra em fase final no Campus Dom Bosco

Publicada em 13/02/2023

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf) está na fase final de mais uma etapa do Projeto Wifi-UFSJ, que vem promovendo a reestruturação da rede de internet da instituição. As atividades realizadas no Campus Dom Bosco serão concluídas no primeiro semestre deste ano, proporcionando melhores condições de trabalho à comunidade acadêmica. Os servidores dos campi Santo Antônio e Tancredo Neves, onde o projeto foi concluído, já podem contar com as facilidades oferecidas pelo novo sistema. Ao todo, a reestruturação já realizou a troca de mais de 8 mil pontos de rede, a instalação de 310 antenas wifi e a substituição de 333 switches, equipamentos que fornecem internet para os pontos de rede.

Para o chefe do Setor de Internet e Redes do NTInf (SETIR), Ubirajara Cesário, a reestruturação de toda a rede da UFSJ é uma ação desafiadora que o NTInf se propôs a efetuar. “A UFSJ é composta por prédios antigos que exigiram a troca de toda a rede cabeada que havia extrapolado a vida útil. O investimento incluiu ainda a troca de switches e a realização de um mapeamento de toda a rede da UFSJ.” Ubirajara enfatiza ainda que a troca de cabos feita no sistema permitiu o aumento da velocidade da conexão de 1Gb/s para 10Gb/s.

Os trabalhos promoveram intervenções em 13 prédios do Campus Santo Antônio e 14 do Campus Tancredo Neves. No Campus Dom Bosco, a reestruturação vem sendo efetivada em 11 estruturas, incluindo os quatro blocos do Departamento de Ciências Naturais (DCNAT). Além da ativação do wifi nos campi, a reestruturação passou a representar maior agilidade na resolução dos problemas, uma vez que permite a identificação rápida do local da falha. As melhorias permitiram também a implantação do sistema de monitoramento dos equipamentos de rede (switches e antenas wifi) e das câmeras de vigilância. “O sistema emite um alerta nos informando qual equipamento apresentou falha e o local onde está instalado para podermos providenciar o reparo o quanto antes”, explica Ubirajara.

Entre as ações implementadas, vale destacar a reorganização dos racks, estruturas que armazenam os diferentes componentes de instalações da rede, sendo feito ainda registro fotográfico para consultas posteriores. Os racks ainda tiveram toda a parte elétrica refeita, foi efetuada a troca de cabos para o padrão novo e a remoção de adaptadores. Todos os cabos receberam etiquetas de acordo com a especificidade do serviço oferecido (link, antenas, trunk, cftv) para permitir uma melhor identificação. As planilhas do SETIR foram atualizadas com os novos equipamentos e as atividades realizadas, com intuito de facilitar a compreensão da rede por toda equipe.

Ubirajara Cesário ressalta ainda que a efetivação do Projeto WiFi-UFSJ só foi possível graças ao empenho da equipe do Setor, além da parceria com a Divisão de Prefeitura de Campus, o Setor de Apoio Logístico e o Setor de Segurança Institucional, que possibilitaram o acesso às salas dos campi.

A terceira etapa do Projeto irá promover a ativação do wifi nos campi de Sete Lagoas, Centro-Oeste e Alto Paraopeba. As ações estão em fase de planejamento e aguardam a liberação de recursos de edital da Fapemig.