Assin promove aulas de Português para alunos estrangeiros da pós-graduação

Publicada em 27/01/2023 - Fonte: ASCOM

A Assessoria para Assuntos Internacionais (Assin) oferece aulas de Português on-line e gratuitas para alunos estrangeiros matriculados nos cursos de mestrado e doutorado da UFSJ. A intenção é que os estudantes possam chegar na Universidade com uma base linguística que permita mais fácil comunicação e socialização no Brasil. “Esse é um marco histórico da internacionalização na UFSJ”, comenta o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André Baldoni.

A assessora internacional, Liliane Sade, destaca a importância dos alunos participarem das aulas de Português, a fim de que possam estar bem preparados para seus programas de pós-graduação. “Reiteramos nossa alegria por poder receber vocês na Universidade Federal de São João del-Rei. Esperamos que tenham uma excelente experiência acadêmica em nossa Universidade”, enfatiza.

Em fevereiro, a UFSJ recebe 15 novos alunos estrangeiros, dos seguintes países: Nigéria, Haiti, Equador, Colômbia, Moçambique, Angola, República Democrática do Congo e República Dominicana, nos Programas de Pós em Enfermagem, Geografia, Bioengenharia, Engenharia Química, Ciências da Saúde, História, Ecologia, Engenharia Elétrica, Química, Ciências Farmacêuticas e Ciências Agrárias.

As aulas, ministradas pela assessora Liliane Sade, docente no Departamento de Letras, Artes e Cultura (Delac), são às segundas e quartas-feiras, de 10h30 às 12h. A aula inaugural [foto] para esse grupo aconteceu na última quarta, 25, com a presença do professor Marcos Feitosa, coordenador do curso de Letras – Língua Inglesa e suas Literaturas.

Mobilidade internacional
O GCUB-Mob é uma iniciativa do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), voltada para a formação universitária em nível de mestrado e de doutorado, com apoio da Agence International de la Francophonie, do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), da Comissão Nacional da Unesco e do Instituto Guimarães Rosa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

O objetivo do GCUB-Mob é contribuir para o desenvolvimento de estudantes de alto nível acadêmico dos cinco continentes, bem como promover a internacionalização universitária e fortalecer a cooperação internacional entre as universidades brasileiras e instituições congêneres de outros países. Sua missão institucional é desenvolver relações acadêmicas, científicas e culturais entre as instituições parceiras, e promover a internacionalização universitária por meio de programas, projetos e ações relacionadas à cooperação internacional. Essas atividades são realizadas em colaboração com organizações internacionais, universidades estrangeiras, redes universitárias e organismos governamentais, em um grande número de países.