Residência em Saúde do Adolescente debate saúde sexual

Publicada em 06/01/2023

A equipe do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente (REMSA) realizou o II Seminário multidisciplinar de atenção à saúde sexual e reprodutiva na adolescência: a importância de se abordar, como parte do plano de ensino da disciplina Sexualidade, Gênero e Saúde Reprodutiva na Adolescência, ministrado pelas professoras Luciana Netto e Virgínia Junqueira.

O encontro foi promovido pela equipe de Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente, do Campus Centro-Oeste Dona Lindu, e contou com a parceria do Programa Núcleo de Atenção à Saúde da Coletividade como Estratégia de Rede (NASCER) e do Comitê Regional de Prevenção de Óbito Materno Infantil e Fetal. A parceria com o Comitê possibilitou ampliar o acesso ao evento a todos os municípios da macrorregião Oeste de Minas Gerais.

Os residentes da REMSA, lotados na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Icaraí, em Divinópolis, destacam que “representar a qualidade científica e política desse seminário não é uma tarefa fácil. Foi marcado por momentos de profunda troca de conhecimento e afetos, extrapolando as expectativas do evento em relação à sua qualidade.”

O assistente social Maicom Marques de Paula trabalhou o tema Biopolítica no contexto da saúde do adolescente. A assistente social Daiane Carvalho de Oliveira falou sobre a Educação em saúde sexual nas escolas: a importância para a prevenção do abuso. A psicóloga Gabriela Junqueira Calazans finalizou com a palestra Planejamento familiar na adolescência: uma questão de ética e moral?

A íntegra dos debates pode ser acessada nas redes sociais da REMSA e do NASCER.

Texto: Gabriella Canuto (Estagiária ASREC)

Edição: Cibele de Moraes (ASCOM) Orientação: Luciene Tófoli (ASREC)