CNPq abre chamada de bolsas de mestrado e doutorado para 2023

Publicada em 06/01/2023 - Fonte: ASCOM

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), torna pública a Chamada Nº 73/2022, que convida programas de pós-graduação interessados a apresentarem propostas para concessão de bolsas de pós-graduação do CNPq.

As propostas ocorrem via projetos institucionais para pesquisa na pós-graduação stricto sensu no país, atendendo ao objetivo de fomentar a pesquisa científica, tecnológica e de inovação de excelência; promover a capacitação de recursos humanos para a pesquisa em ambientes de excelência científica, tecnológica e de inovação; e fomentar o desenvolvimento de pesquisas de excelência com foco em resultados e na solução de problemas socioeconômicos brasileiros. As propostas poderão contemplar projetos institucionais em todas as áreas do conhecimento.

Poderão concorrer somente os programas de pós-graduação que dispuserem de bolsas nas seguintes condições: 1) bolsas de mestrado aprovadas na Chamada nº 25/2020 e/ou 2) bolsas de doutorado provenientes do modelo de concessão por quotas com vigência a se encerrar de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023.

Cada proposta deverá ser submetida somente pelo coordenador ou vice-coordenador do programa stricto sensu da IES e ICT, ou pelo representante institucional devidamente designado pelos programas.

A data limite para submissão das propostas é dia 24 de fevereiro de 2023, às 23h59. A divulgação da decisão final no Diário Oficial da União, por extrato, e na página do CNPq, na internet, será em abril de 2023, assim como o início da implementação das bolsas.

Informações: atendimento@cnpq.br ou (61) 3211-4000.