Camilo Santana é o novo Ministro da Educação

Publicada em 02/01/2023

O professor Camilo Santana, ex-governador do Ceará, tomou posse como ministro da Educação. O reitor da UFSJ, professor Marcelo Andrade, esteve presente na cerimônia realizada no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, na manhã desta segunda, 2 de janeiro.

Camilo é formado em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Na mesma instituição, tornou-se mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Antes de assumir o governo do Ceará, foi secretário do Desenvolvimento Agrário no mesmo estado.

O novo ministro ressaltou a importância de um diálogo permanente com as universidades e institutos federais para a elaboração do novo Plano Nacional de Educação. Destacou algumas das prioridades do MEC, como o combate à evasão escolar, a expansão do ensino integral, a introdução de novas tecnologias em salas de aula e a alfabetização na idade certa.

Na ocasião, também foi anunciada a nova secretária-executiva do MEC, a professora, psicóloga e mestre em Gestão e Avaliação Izolda Cela, aplaudida pelo público. Izolda acumula experiência como secretária estadual de Educação, vice-governadora e governadora do Ceará.

“A posse do ministro Camilo Santana traz a perspectiva de diálogos que buscam a construção de um projeto nacional, atento às necessidades não só das universidades públicas, mas também às de todo sistema educacional brasileiro. O carinho e o respeito com que fomos recebidos pelo ministro são sinais de um novo tempo, da civilidade e dos valores republicanos”, avalia Marcelo.

Além do reitor da UFSJ, estiveram presentes na cerimônia representantes de outras instituições de ensino, ex-ministros e parlamentares.