Projeto de egressas da UFSJ garante recursos para assistência farmacêutica em Divinópolis

Publicada em 22/12/2022 - Fonte: ASCOM

Um projeto na área de assistência farmacêutica, desenvolvido por duas pesquisadoras formadas pela UFSJ, pretende otimizar os procedimentos no atendimento à saúde pública no município de Divinópolis (MG). A iniciativa foi contemplada no Edital de Emendas Parlamentares “Liberta Minas”, lançado pelos deputados estadual Guilherme da Cunha e federal Tiago Mitraud, com objetivo de selecionar projetos a serem financiados através de emendas individuais dos seus respectivos mandatos. Com a aprovação, a Assistência Farmacêutica do município recebeu o valor de R$ 991,2 mil para a compra de equipamentos e materiais permanentes a serem utilizados por toda a rede farmacêutica, conforme necessidades identificadas no projeto.
 
As responsáveis pelo projeto selecionado são a Gerente de Assistência Farmacêutica, Thays Santos Mendonça, e a diretora de Atenção Primária à Saúde, Daniela Dias Vasconcelos, que trabalham na Secretaria de Saúde do município. Ambas são mestres e doutoras em Ciências da Saúde pela UFSJ. A diferença está no curso de graduação: Thays graduou-se em Farmácia, enquanto Daniela em Enfermagem.
 
Segundo elas, a assistência farmacêutica de Divinópolis possui cinco farmácias básicas, uma farmácia complementar para atendimentos judiciais, três farmácias de atenção secundária e uma Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), as quais serão beneficiadas pelo projeto. “No entanto, as farmácias possuem equipamentos e materiais permanentes muito antigos que dificultam uma melhor organização do serviço e investimento em melhorias”, explica Thays.
 
Ao final do projeto, as pesquisadoras esperam garantir condições mais adequadas para o armazenamento de medicamentos, além de gerar melhores condições de trabalho para os servidores, o que garante o atendimento mais qualificado aos usuários da rede de assistência farmacêutica. 
 
“Empodera”
 
As pesquisadoras afirmam que a formação completa na UFSJ auxilia diretamente no cotidiano profissional. Para Thays e Daniela, a formação as “empodera” para a condução técnica dos serviços de gestão da Diretoria da Atenção Primária à Saúde e da Assistência Farmacêutica. “Adicionalmente, os programas de pós-graduação da UFSJ que participamos contribuem com a escrita de projetos relacionados à gestão, como o referido “Edital de Emendas Parlamentares Liberta Minas”, que se deu em três etapas e nos colocou em concorrência com inúmeros municípios de Minas Gerais”, afirma Daniela.
 
Em 2021, a dupla de egressas da UFSJ foi responsável pelo município de Divinópolis ser contemplado pelo Edital Liberta Minas, com recursos de R$ 860 mil, utilizados para aquisição de equipamentos e materiais permanentes destinados às unidades de saúde da família.