Avaliação Quadrienal: novos programas da UFSJ se destacam

Publicada em 21/12/2022

A Pós-graduação da UFSJ confirmou a excelência dos programas da instituição com a divulgação do resultado definitivo, nessa segunda-feira (19/12), da Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Após as análises dos pedidos de reconsideração, mais dois programas da UFSJ tiveram suas notas aumentadas, totalizando agora 15 programas que passaram a ser pontuados com os conceitos 4, 5 e 6, sendo que a nota máxima é 7. 
 
O resultado final da avaliação concedeu o conceito 4 também aos programas de Ciência da Computação e Processos Socioeducativos e Práticas Escolares. Ambos se somam aos programas de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas, Artes Cênicas, História, Ciências Agrárias, Engenharia Elétrica, Enfermagem, Geografia e Física que já haviam galgado do conceito 3 para o 4. A UFSJ confirmou a nota 6 para o Programa de Pós-graduação em Bioengenharia, primeiro a alcançar este conceito junto à Capes. Os novos programas da UFSJ com nota 5 são  os em Ciências da Saúde, Física e Química de Materiais, Biotecnologia e o Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular. 
 
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSJ (Prope), André Baldoni, o resultado alcançado  representa o fruto de um esforço coletivo que tem permitido que a UFSJ avance a cada ano para patamares superiores de qualidade e ocupe lugar de destaque junto ao Sistema Nacional de Pós-graduação. “Esse aumento expressivo na qualidade de nossa Pós-graduação é motivo de muito orgulho e aumenta ainda mais a necessidade de comprometimento de toda a comunidade acadêmica com a nossa Pós-graduação. Reforço que esse resultado refletirá em mais recursos, mais oportunidades, crescimento científico, cultural, artístico, tecnológico e econômico para a instituição e para as regiões onde a Universidade está inserida”.
 
Outros programas
A excelência da pós-graduação da UFSJ é confirmada também pelos demais programas da instituição. Além dos 15 que aumentaram as notas na última avaliação da Capes, a UFSJ conta com outros 15 programas. 
 
Com conceito 5, a Universidade oferece também os programas em Matemática em Rede Nacional dos campi Santo Antônio e Alto Paraopeba. A UFSJ disponibiliza ainda cinco outros programas com nota 4, sendo em Engenharia Mecânica; Psicologia; Teoria Literária e Crítica da Cultura; Multicêntrico em Química de Minas Gerais e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação. O conceito 3 é confirmado pelos programas de pós-graduação em Ecologia; Ciências Morfofuncionais; Engenharia Química; Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade e Profissional em Administração Pública. 
 
Criados em 2019, os programas de pós-graduação em Filosofia, Música e Desenvolvimento, Planejamento e Território participaram pela primeira vez da Avaliação da Capes e conquistaram o conceito 3.