Pesquisa da UFSJ, com parceiros do país e do exterior, vai receber recursos da Finep para tratamento de doença rara

Publicada em 12/12/2022

A UFSJ foi contemplada com mais R$ 2 milhões em edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O projeto aprovado visa desenvolver tratamento para a AHC – Hemiplegia Alternante da Infância, doença rara que acomete crianças e não possui tratamento específico. A proposta foi enviada pela UFSJ, juntamente com a Universidade de São Paulo (USP); as federais de Goiás (UFG), de Minas Gerais (UFMG), da Paraíba (UFPB) e do Rio de Janeiro (UFRJ); e outras três universidades estrangeiras: Northwestern University, University of Leeds e Kansas University Medical Center. O resultado está disponível neste link.

O projeto surgiu a partir dos resultados dos estudos da enzima Na,K-ATPase e um grupo farmacológico que se liga à enzima, chamado esteróides cardiotônicos. O professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFSJ, José Augusto Villar, desenvolveu a síntese de uma série de compostos dessa classe para pesquisas que, inicialmente, tinham como foco o tratamento do câncer, mas não apresentaram efeitos como moléculas antitumorais. Por outro lado, durante os testes, percebeu-se o efeito curioso de aumento da atividade de uma isoforma específica da enzima (isoforma alfa3) no cérebro de ratos. Esses resultados foram publicados em artigo que despertou o interesse de professores da Northwestern University, em Chicago, e da University of Leeds, na Inglaterra. Os pesquisadores gostariam de testar a molécula do modelo para AHC que gera uma mutação da isoforma alfa3 da Na,K-ATPase, motivo que despertou a atenção dos pesquisadores.

De acordo com o professor Leandro Augusto de Oliveira Barbosa, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFSJ, após o início da colaboração entre os pesquisadores, foi lançado o edital da Finep. “Nosso projeto consiste em avaliar o efeito do composto sintetizado na UFSJ para avaliação no tratamento da AHC, tanto em camundongos transgênicos quanto em células de neurônios que contenham a mutação da doença.” O docente explica ainda que será avaliado o efeito do composto na proteção contra a neurodegeneração que acontece com a progressão da doença. “Iremos realizar um estudo de farmacocinética dos compostos, para entender como ele se distribui pelo organismo. Obtendo sucesso nos resultados, acreditamos que teremos tudo pronto para uma etapa posterior, que seria a realização de ensaios clínicos”, completa.

Leandro Barbosa comemorou o investimento na pesquisa, que considera um reconhecimento pelos esforços dedicados a esses estudos. “Receber a notícia da aprovação foi maravilhoso. Esse projeto é fruto de dez anos de trabalho nosso e a consolidação de um grupo de pesquisa do estudo da Na,K-ATPase no Brasil. Também mostra como a Ciência funciona: de uma pesquisa inicial para triagem de compostos contra o câncer, estamos agora numa posição de buscar um tratamento para uma doença incapacitante em crianças, para a qual não se tem nenhum tratamento específico.”

Seleção Finep
O edital da Finep foi lançado com foco na concessão de recursos financeiros para projetos que envolvam risco tecnológico para o diagnóstico, tratamento e reabilitação de pessoas com Doenças Raras (DR). O investimento é voltado a pesquisas que que se propõem a reduzir a incapacidade causada por essas doenças, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com doenças raras, que passam a dispor de melhor acesso a serviços de saúde e à informação.