Trem Ki Voa é destaque na Competição SAE Brasil AeroDesign 2022

Publicada em 25/11/2022

A equipe Trem Ki Voa conquistou o quarto lugar na categoria Micro da XXIV Competição SAE Brasil AeroDesign 2022. A equipe da UFSJ, que possui um histórico de vitórias na disputa, não subiu ao pódio, mas foi campeã em outros quesitos, recebendo três Menções Honrosas: Melhor projeto, Melhor Apresentação Oral e Torcida mais Animada. O evento foi realizado no início de novembro na cidade de São José dos Campos (SP).

De acordo com a capitã da Trem Ki Voa Micro, Júlia Franco, a equipe ficou feliz com o resultado e já se prepara para a competição do próximo ano. “Nossa expectativa era muito alta e tínhamos consciência de que o projeto era capaz de conquistar a primeira colocação. Apesar de não termos levado o troféu, ficamos felizes com a participação e pelo reconhecimento da qualidade do projeto. Foi uma emoção muito grande receber o resultado. Aprendemos bastante e já estamos de olho na competição de 2023.”

O trabalho é coordenado pelo professor do Departamento de Ciências Térmicas e dos Fluidos (DCTEF), Cláudio Pellegrini, que avaliou a participação da Trem Ki Voa Micro como muito positiva. “A equipe foi vitoriosa em diversos quesitos, sendo importante destacar o título de melhor projeto, algo extremamente relevante. A expectativa era que a aeronave tivesse sucesso no voo, mas não aconteceu, o que não tira o mérito do trabalho da equipe que desenvolveu um projeto vencedor.”

A competição
A cada quatro anos, a SAE Brasil AeroDesign promove um grande desafio, repetido e inovado em três etapas subsequentes, visando ao desenvolvimento de novas soluções e tecnologias para o setor aeronáutico. A competição 2022 trouxe como principal desafio a decolagem em pista curta. A aeronave deveria ser montada em até dois minutos e levantar voo com determinada carga, utilizando uma pista de 4,2 metros de comprimento. Depois de voar, era preciso pousar em uma pista regular, além de realizar a desmontagem e o armazenamento do avião na caixa de transporte também em até 90 segundos.

Júlia Franco definiu a etapa como desafiadora. “Para atender às exigências da competição, construímos uma aeronave rádio controlada com motorização elétrica que deveria fazer a decolagem em uma pista muito curta. O avião precisou ainda ter dimensões pequenas para caber na caixa de transporte. Tivemos que inovar muito para cumprir o desafio.”

Com base nas informações do edital, a equipe utiliza modelos matemáticos para definir, de acordo com os pesos dos requisitos definidos, o que será priorizado no projeto da aeronave. De acordo com o professor Cláudio Pellegrini, o trabalho da Trem Ki Voa Micro envolve mais criatividade do que força bruta. “A SAE Brasil AeroDesign lança o edital em fevereiro e promove a competição em novembro, disponibilizando cerca de nove meses para que as equipes desenvolvam seus projetos. A competição incentiva que os participantes procurem soluções inteligentes para questões ou problemas do setor aeronáutico.”

Curiosidade
A Trem Ki Voa Micro batiza suas aeronaves com nomes femininos todos os anos. A escolha sempre faz referência a alguma característica do projeto. As aeronaves Mary Jane, Jabulani, Jennifer, entre outras, já voaram nas mãos da equipe. A protagonista dos gibis da turma de Maurício de Sousa foi a homenageada pela edição de 2022. Mônica faz referência aos dentes da personagem, uma vez que a aeronave possui uma hélice muito grande em comparação ao corpo do avião.

Equipe
Em torno de 35 estudantes fazem parte da Trem Ki Voa, sendo alunos das engenharias Mecânica, Elétrica e de Produção, além de graduandos da Administração e da Economia. Essa tradicional equipe de competição da USJ é dividida em setores correspondentes aos projetos aeronáuticos de grande porte, como Aerodinâmica, Cargas e Desempenho. O piloto e o setor de Engenharia de Produto estão ligados diretamente à Capitania, que por sua vez responde diretamente ao orientador/coordenador. Devido ao grande envolvimento exigido nas atividades e as diversas ações relacionadas à rotina de trabalho, a equipe conta também com o acompanhamento de um psicólogo para orientar e dar suporte aos alunos.

As mulheres ganham destaque: a Trem Ki Voa sempre conta com representantes do sexo feminino e uma delas sempre ocupa o cargo de capitã, juntamente com outro aluno.

Desafios da pandemia
O coordenador Claudio Pellegrini explica ainda que a Trem Ki Voa passou por momentos de adaptação durante a pandemia. Como os eventos presenciais não foram realizados em 2020 e 2021, a etapa prática da competição não foi promovida, ficando a disputa limitada ao desenvolvimento de projetos. “Além da falta de recursos e pouco investimento, o ambiente pós-pandemia também trouxe outros desafios. Na pandemia, as atividades e competições aconteceram exclusivamente em formato remoto, não permitindo a vivência de uma série de experiências.”

O docente explica também que, em 2022, houve ainda uma renovação quase completa da equipe. “Durante o ensino remoto, os membros mais experientes se formaram, não possibilitando um intercâmbio de conhecimentos e práticas entre os estudantes de forma gradual.”

Para a competição 2022, Júlia Franco era a única estudante que já havia entrado na oficina, uma vez que os demais alunos passaram a fazer parte da Trem Ki Voa durante a pandemia. “O trabalho desenvolvido em 2022 foi muito difícil. Como as últimas duas edições foram on-line, muitos membros da equipe não haviam realizado a montagem da aeronave. Corremos muito atrás e tivemos que aprender muitas técnicas do zero”, relembra a capitã.

Enriquecimento do currículo
As atividades desenvolvidas pelos alunos que integram a Trem Ki Voa Micro também agregam valor à formação dos estudantes. O professor Cláudio destaca que a participação no projeto oferece aos discentes a oportunidade de aplicar a teoria na prática. “Os estudantes podem presenciar, ainda na Universidade, a execução de um projeto típico de Engenharia do princípio ao fim. As atividades representam um enriquecimento do currículo, além de proporcionar uma base de conhecimento para elaboração de Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC’s) e projetos de Iniciação Científica.”

O docente enfatiza ainda que os membros da Trem Ki Voa, atualmente, são visados no mercado de trabalho e chegam a atuar em importantes empresas aeronáuticas. “O ganho para a formação profissional dos estudantes que integram a equipe é muito grande, o que pode ser confirmado pelo sucesso dos nossos egressos.”

Júlia Franco confirma seu crescimento profissional e pessoal durante sua trajetória na equipe. “Após entrar para a Trem Ki Voa, tive acesso a conhecimentos técnicos além dos conteúdos da graduação e pude desenvolver minhas habilidades de liderança, relacionamento interpessoal, além de outras características.”