UFSJ e universidade argentina assinam convênio nesta quinta, 3

Publicada em 31/10/2022

Na próxima quinta-feira, 3, a partir das 8h30, no auditório da Biblioteca do Dom Bosco, acontecerá evento acadêmico internacional. Trata-se de Workshop do Programa de Bioengenharia e Ciclo de Palestras da Linha de Pesquisa Bioengenharia de Sistemas Neuronais, que reunirá pesquisadores da UFSJ e da Universidade Nacional de Catamarca, na Argentina. Na ocasião, será também assinado convênio entre as duas instituições, numa breve cerimônia com a presença do reitor da UFSJ, Marcelo Andrade, e do diretor de Tecnologia e Ciências Aplicadas da universidade portenha, professor Carlos Humberto Savio.

De acordo com o coordenador do evento, professor Antônio-Carlos Guimarães de Almeida, o workshop foi organizado para apresentar as pesquisas e os pesquisadores envolvidos da Linha de Pesquisa Bioengenharia de Sistemas Neuronais, do Programa de Pós-Graduação em Bioengenharia da UFSJ (PPBE).

Convênio
Além da área de Bioengenharia, o convênio a ser assinado com a Universidade de Catamarca abrangerá todas as atividades realizadas em conjunto pelas instituições parceiras. “Com base nesse convênio, motivaremos a colaboração científica, que já existe no âmbito da nossa linha de pesquisa, bem como colaborações de outros programas de pós-graduação, reforçando a internacionalização da UFSJ”, prevê Antônio-Carlos.

Programação
Entre os destaques da programação, estão as palestras do professor Carlos Humberto Savio, do Diretor da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, professor Fúlvio Alexandre Scorza, da coordenadora do Laboratório de Neurociência da mesma instituição, Carla Alessandra Scorza, e do diretor do Instituto de Sistemas Complexos do SENAI/CIMATEC – Bado, professor Marcelo Moret.

Além de atividades acadêmicas, a programação do evento reserva momentos especiais. Na abertura do workshop está prevista a apresentação de um grupo de estudantes do curso de Música da UFSJ. No encerramento, haverá show com o Trio de Jazz no Teatro Municipal, às 19h30. A apresentação artística, com clássicos do jazz e da bossa-nova, é beneficente. A coordenação sugere que cada pessoa leve 1 kg de alimento não-perecível. Veja aqui a programação completa.

De acordo com o professor Antônio-Carlos, o workshop é aberto ao público, mas é necessário se inscrever neste link.

Público leigo
O evento comemora a nota 6 recebida pelo Programa de Pós em Bioengenharia na última avaliação da Capes e é também aberto ao público leigo. “Os temas da Bioengenharia, tais como pesquisa sobre Mal de Parkinson, Epilepsia e Sistemas Complexos serão abordados, mostrando os avanços, desafios e as pesquisas realizadas pelo grupo e seus colaboradores. Aguardamos a presença de todos”, convida Antônio Carlos.