Pesquisa comemora aumento de bolsas de iniciação científica e pós-doc

Publicada em 13/10/2022 - Fonte: ASCOM

Dos quatro projetos escritos pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) e submetidos ao CNPq neste ano, a UFSJ foi contemplada em todos eles e, em três destes, a instituição conseguiu aumentar a quantidade de bolsas. Ao todo, foram conquistadas 160 bolsas. Em outra frente, a UFSJ conseguiu 10 das 20 bolsas de pós-doutorado pleiteadas junto à Capes. As informações são do pró-reitor de Pesquisa, professor André Baldoni.

Segundo ele, apesar das limitações orçamentárias do CNPq e da complexidade na escrita desses projetos, conseguiu-se um aumento no número de cotas. “Essa é uma conquista de toda a comunidade acadêmica, pois os parâmetros avaliados consideram informações de toda a instituição”, avalia o pró-reitor.

As bolsas que a UFSJ recebe das agências de fomento, explica Baldoni, não são repassadas de forma “automática” para a UFSJ, elas dependem da escrita de projetos sólidos e de uma boa avaliação do mérito. “No caso do CNPq, por exemplo, o critério Dimensão da pesquisa na instituição leva em consideração os seguintes parâmetros: número de cursos de mestrado e doutorado; número de docentes bolsistas de produtividade; número de grupos de pesquisa; quantidade de alunos de graduação e pós-graduandos; quantidade e qualidade (notas) dos cursos de graduação e pós-graduação; quantidade de docentes com doutorado; projetos institucionais com recursos externos, entre outros. E para o CNPq, temos que escrever projetos a cada dois anos”, detalha.

Neste ano, foram quatro projetos redigidos para os seguintes editais: PIBIC, PIBIC Ações afirmativas, PIBITI (Inovação Tecnológica) e PIBIC-EM, para estudantes do Ensino Médio.

Notas
Estes foram avaliados por meio de notas atribuídas pelo CNPq, com base em critérios como os já citados em Dimensão da pesquisa na instituição, e os listados em Grau de aderência às areas prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Plano de divulgação.

Segundo o professor Baldoni, nos 22 critérios avaliados nos quatro editais, a UFSJ obteve nota máxima em 10 deles. Em três, a Universidade ficou no limiar entre 7 e 8, representando, assim, “a robustez de todo o processo de iniciação científica da UFSJ, visto que as notas refletem o empenho da comunidade acadêmica, da Câmara de Iniciação Científica e dos servidores da Prope.”

Vale lembrar também o expressivo resultado alcançado na seleção 2022 do Pibic Jr., programa da Fapemig que tem por objetivo incentivar a iniciação de estudantes do Ensino Médio e educação profissional em atividades de pesquisa científica e tecnológica, de forma a estimular a vocação científica, contribuindo para a formação escolar ou acadêmica de jovens estudantes. A UFSJ conquistou 139 bolsas, ou seja, 100% da cota solicitada possível, ficando na quarta posição do Estado, em relação ao número total de concessões. São agora 145 bolsas destinadas a esse nível de formação em pesquisa. Na Iniciação Científica, o crescimento, entre 2020 e 2022, foi de 398 bolsas para 589.

Pós-doc
Nessa categoria, a UFSJ recebeu da Capes 50% do que solicitou: 10 bolsas de pós-doutorado, das 20 regulamentadas no Edital 16/22, que previa duas por programa que atendesse aos critérios. “A seleção interna foi realizada pela Prope, depois de reuniões com os coordenadores dos programas de pós-graduação. Apoiamos a submissão, mas o mérito é todo eles”, ressalta Baldoni. Cinco programas foram contemplados com financiamento para os próximos 24 meses: Psicologia (PPGPSI), Letras (PROMEL), Ciências Agrárias (PPGCA), Engenharia Elétrica (PPGEL) e Biotecnologia (PPGBIOTEC).

Da Fapemig também chega mais uma boa notícia. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais anunciou oito novas bolsas de pós-graduação para quatro programas da UFSJ – Ciências da Saúde, Biotecnologia, Física e Química de Materiais e Bioengenharia – os quais subiram de patamar na última avaliação quadrienal da Capes. O incremento segue também a Deliberação nº 180, de 12 de abril de 2022 da Fapemig.