Inserção da extensão nos currículos encerra atividades do XIX CPC

Publicada em 10/10/2022

O XIX Congresso de Produção Científica e Acadêmica da UFSJ (XIX CPC) encerrou as atividades desta edição com a palestra A importância da inserção da extensão na matriz curricular dos cursos de graduação. O conteúdo foi ministrado pela coordenadora do Colégio de Pró-Reitores de Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior (Cograd), a professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Maria do Socorro de Lima Oliveira. O evento, coordenado pelo pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ, Francisco Brinati, contou com a presença da pró-reitora de Ensino de Graduação, Cristiane Finzi. A palestra foi transmitida pela TV UFSJ.

Socorro Lima iniciou sua apresentação pontuando a indissociabilidade pesquisa-ensino-extensão, enfatizando a importância da valorização da extensão. “É errôneo pensar que Extensão não é Ciência. As atividades fazem parte do conjunto de atividades prioritárias e indissociáveis das nossas universidades e é, sim, Ciência. A extensão se faz com base científica e metodológica, estando inserida nos aspectos formativos dos estudantes. Além disso, a aprendizagem dos alunos a partir da extensão faz com que tudo fique mais contextualizado e melhor percebido na realidade.”

De acordo com a professora, houve, a partir de 2018, um movimento nacional consolidado no qual as universidades começaram a trabalhar o processo de curricularização da extensão. Socorro Lima concluiu uma pesquisa, em junho de 2022, que mostrou que das 59 universidades participantes, 42 instituições já estão atualizando os seus Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs). Citou ainda algumas dificuldades listadas pelos entrevistados, incluindo a preocupação das instituições com o financiamento das ações de extensão, uma vez que não constam na matriz orçamentária da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e do Ministério da Educação (MEC).

Para finalizar suas reflexões, a palestrante detalhou que os principais desafios nesse momento são concluir o processo em todas as Ifes, implantar o financiamento da extensão na matriz orçamentária, criar sistemas acadêmicos compatíveis com a inserção curricular e incluir esse debate nas políticas institucionais. “Na prática, esse processo tem nos ensinado muito, pois permite que sejam revistas as formas como organizávamos as atividades pedagógicas e fazendo com que passemos a pensar em uma perspectiva que aproxime o ensino da realidade das pessoas.”

Premiações 2022
O último dia do XIX CPC foi marcado também pela tradicional divulgação dos melhores trabalhos desenvolvidos no âmbito da Iniciação Científica e da Extensão na UFSJ. A lista completa dos premiados pelo XXVIII Seminário de Iniciação Científica pode ser conferida aqui. Já a relação da XIX Semana de Extensão Universitária está disponível neste link.