Coletivo Fuzuê estreia novo espetáculo

Publicada em 07/10/2022

O Coletivo Fuzuê estreia, nesta segunda, 10, às 21h30, sua nova peça – Toró: ode à natureza ou quando o crime acontece como a chuva que cai. A Sala Preta do CTAN será o palco do terceiro experimento cênico do Grupo de Teatro Universitário. A entrada é gratuita e a classificação é livre. As senhas para assistir ao espetáculo estarão disponíveis no local do evento a partir de 13h.

Toró é palavra de origem indígena, usada popularmente para designar uma chuva forte. A narrativa se inspira ainda no poema Quando o crime acontece como a chuva que cai, de Bertolt Brecht, que versa sobre o momento histórico alemão fascista, em que crime e violência são naturalizados.

A peça aborda a temática das lutas que envolvem a questão da terra no Brasil, entrelaçando narrativas do passado colonial às questões históricas do tempo presente. O roteiro reflete, histórica e criticamente, como se configura a percepção de vidas desvalorizadas e a naturalização de crimes que, há séculos, ocorrem no Brasil.

O espetáculo
Toró apresenta cenas construídas a partir das pesquisas no teatro de agitação e propaganda que trazem reflexões sobre o processo violento da colonização, a exploração dos trabalhadores do campo e os crimes que temos assistido em nossa história.

Coordenado pela professora do Departamento de Artes da Cena (Deace), Carina Maria Guimarães Moreira, o trabalho conta com dramaturgia e músicas construídas coletivamente, apresentando em cena duas atrizes, discentes do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC). O cenário, iluminação e elementos cenográficos foram pensados e construídos com materiais populares, fazendo parte de um projeto maior que reflete sobre a questão da socialização dos meios de produção cênicos. Além das alunas do PPGAC, a equipe que trabalhou em conjunto na feitura desse espetáculo contou com alunos dos cursos de graduação em Teatro, Arquitetura, Engenharia Mecânica, Comunicação, entre outros.

O espetáculo integra a programação do IV Seminário do Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena (GPHPC/UFSJ), entre os dias 10 e 14 de outubro. Inscreva-se aqui.

O Grupo
O Coletivo Fuzuê é um grupo de teatro da UFSJ originário do Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena, que desenvolve trabalho laboratorial desde 2016. O Coletivo se dedica à pesquisa em torno do teatro político e épico e, atualmente, concentra os estudos nas formas do teatro de agitação e propaganda. Esse trabalho tem como referência o teatro desenvolvido durante a Revolução Vermelha na Rússia de 1917, as teses de Piscator e Brecht, bem como no teatro militante do CPC da UNE da década de 1960, e o teatro desenvolvido junto ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.