Professor do Dauap é curador de exposição histórica em São João del-Rei

Publicada em 07/10/2022

O professor do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas (Dauap), Ricardo Coelho, é o curador e responsável pela exposição É o que parece: Marcelo Grassmann, que será inaugurada neste sábado, 8, às 19h, na ADRO Galeria, em São João del-Rei.

Com visitação gratuita até 17 de dezembro, a mostra apresentará pela primeira vez em São João del-Rei parte da obra de um dos grandes mestres da Arte Contemporânea brasileira, o artista plástico paulista Marcelo Grassmann (1925-2013). A exposição reúne 22 trabalhos, sendo dois desenhos originais, de 1999 e 2009, nunca publicados ou exibidos antes, além de gravuras em metal e xilogravuras.

Arte contemporânea
De acordo com o professor Ricardo Coelho, Marcello Grassmann é, “sem qualquer sombra de dúvida”, um dos grandes nomes da arte contemporânea brasileira do século XX. “Isso sem considerarmos seu principal meio de expressão, a gravura, o que, certamente, o colocaria num seleto grupo como um dos mais importantes representantes dessa linguagem”, completa.

Em sua carreira profissional, foram 294 exposições, sendo 23 mostras individuais internacionais, em cidades como Nova York, Viena, Roma e Nova Delhi – além de 58 exposições individuais em cidades brasileiras.

Dessa impressionante carreira, merecem destaque a presença em quatro edições do mais importante evento de arte contemporânea do mundo, a Bienal de Veneza, sendo premiado em 1958, ao lado do expressionista alemão Karl Schmidt-Rottluff, assim como a participação em nove edições na Bienal Internacional de São Paulo.

Conversa
O evento é a terceira exposição do Projeto ADRO Cultural e só se tornou possível graças à parceria com o Núcleo de Estudos Marcello Grassmann, instituição sem fins lucrativos que cuida, preserva e difunde a obra do artista nascido em São Simão, interior do estado de São Paulo.

Como parte da programação, está prevista, no dia 17 de dezembro, às 10h30, conversa com Ana Elisa (Zizi) Baptista, gravadora profissional e companheira do artista por 17 anos.


Serviço
A exposição É o que parece: Marcello Grassmann, com curadoria de Ricardo Coelho, pode ser visitada entre até 17 de dezembro, nos seguintes horários: de quarta a sexta, das 15h às 20h; aos sábados, das 10h às 20h. A ADRO Galeria fica na Rua Getúlio Vargas, 154, centro histórico de São João del-Rei. O agendamento de visitas para grupos deve ser feito pelo e-mail adrogaleriasjdr@gmail.com.