Aluno do Degeo representa a UFSJ em encontro internacional na Jamaica<br />

Publicada em 07/10/2022

Estudante do curso de licenciatura em Geografia da UFSJ foi selecionado para participar do YouthMappers Leadership Fellows Summit 2023. Rafael Quetz Marques Oliveira irá representar a Universidade em workshop de dez dias na Jamaica, em janeiro do ano que vem. O aluno da UFSJ terá todas as despesas custeadas pelo YouthMappers, comunidade global de estudantes, pesquisadores, educadores e acadêmicos que usam tecnologias geoespaciais públicas para entender os desafios mundiais de desenvolvimento.

No evento, Rafael Marques terá acesso a conhecimentos, habilidades e treinamento de capacidade em técnicas de mapeamento aberto. Ele também viverá experiências de desenvolvimento profissional, com orientação de especialistas internacionais, fazendo parte de uma comunidade on-line global. A programação incluirá ainda treinos organizados em três temas centrais: mapeamento para resiliência climática, ativação da liderança jovem e promoção da equidade e da inclusão.

De acordo com a coordenadora do Projeto Unificar Ações e Informações Geoespaciais (UAIGeo), que faz parte da Rede Humanitária YouthMappers, Silvia Elena Ventorini, professora do Departamento de Geociências (Degeo), essa oportunidade vai proporcionar a Rafael conhecimentos específicos em técnicas e equipamentos voltados ao mapeamento colaborativo e gratuito para a resiliência dos povos. “Tal fato contribuirá para as pesquisas que o estudante desenvolve, assim como para sua carreira profissional. Ele ainda poderá ajudar na formação de outros discentes, bem como de pessoas da comunidade, por meio de cursos e oficinas. Além disso, o discente terá contato com estudantes de várias partes do mundo, representando a Universidade em nível internacional. Para a UFSJ, essa participação representa seu ensino de excelência.”

Na avaliação de Rafael, participar desse workshop será também uma excelente oportunidade de agregar conhecimento. “Será uma experiência inesquecível, que permitirá o contato com profissionais e culturas de outros países, contribuindo com a minha formação e resultando em um enriquecimento acadêmico muito grande.”

Além da UFSJ, são membros do YouthMappers no Brasil: a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal da Bahia (UFBA), entre outras.

Prêmio e reconhecimento da UFSJ
Em 2022, as ações e o engajamento da UFSJ foram reconhecidos por meio de diversas premiações do YouthMappers. A professora Sílvia Elena Ventorini, juntamente com a estudante de Geografia Ana Luisa Teixeira, receberam o prêmio 2022 Best YouthMappers Blog Award, pelo trabalho Mapeando o patrimônio histórico de São João del-Rei em parceria com o IPHAN.

Ana Luisa também foi contemplada com o James Kweku Eshun Mentoring Award, devido às pesquisas desenvolvidas no UAIGeo. A professora Sílvia Ventorini foi premiada devido à sua atuação como a coordenadora que oferece o mais alto nível de suporte aos integrantes do YouthMappers, facilitando oportunidades de aprendizado e indo além de seu dever de orientar.

A UFSJ foi agraciada ainda neste ano com o Women’s Participation Award, premiação que reconhece o envolvimento de mais de 50% de afiliação feminina entre as mapeadores-estudantes no YouthMappers.

Silvia enfatiza que “as premiações são o reconhecimento de nosso trabalho no mapeamento colaborativo, que tem por objetivo inserir no mapa comunidades ribeirinhas, assim como nossa contribuição para a divulgação dos projetos no blog do YouthMappers e na valorização de estudantes mulheres atuantes na área da Geotecnologia.”

O grupo
Criado em 2014, o YouthMappers é um consórcio universitário internacional de Mapeamento para Resiliência. Organiza uma comunidade global de alunos, pesquisadores, educadores e acadêmicos para criar e usar dados geográficos abertos que abordam diretamente os desafios de desenvolvimento definidos localmente em todo o mundo. A iniciativa apoia os esforços das universidades para oferecer experiências de aprendizagem globais significativas, construir uma cidadania socialmente engajada, aprimorar a capacidade científica de longo prazo em todo o mundo e promover a liderança jovem.

O YouthMappers é formado por uma rede mundial de 324 projetos liderados por estudantes. As atividades de mapeamento respondem às necessidades reais de desenvolvimento, criando e usando dados e informações geoespaciais que são disponibilizados publicamente por meio de plataformas abertas.

A UFSJ participa do YouthMappers por meio do projeto UAIGeo, criado no final de 2020. As atividades incluem parcerias com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para o mapeamento do patrimônio arquitetônico e cultural de São João del-Rei. Outra parceria firmada é com o Centro de Estudos Superiores de Tefé, da Universidade Estado do Amazonas, que vem mapeando as comunidades ribeirinhas do município de Tefé (AM).