Foripes se reúne com Ministério Público Federal e discute cortes orçamentários

Publicada em 07/10/2022

Representantes das universidades e institutos federais de Ensino Superior de Minas Gerais se reuniram com membros do Ministério Público Federal. Na pauta, os constantes cortes orçamentários sofridos pelas instituições nos últimos anos e principalmente em 2022.

A reunião aconteceu nesta sexta, 7, em Belo Horizonte, com a participação do presidente do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes), professor Marcelo Andrade, reitor da UFSJ; do reitor Flávio dos Santos (Cefet-MG), e do vice-reitor Alessandro Pereira, da Federal de Alfenas. O encontro foi com os procuradores da República ngelo Giardini de Oliveira e Carlos Bruno Ferreira da Silva, ambos da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão.

Na conversa com os procuradores, os dirigentes das Ifes mineiras relataram que o orçamento das instituições vem diminuindo ano a ano, comprometendo a gestão das universidades, a manutenção e implementação de políticas de bem-estar social e permanência dos alunos, o pagamento de bolsas e até mesmo dos colaboradores terceirizados, dentre outros fatores. Além dos cortes, os contingenciamentos têm efeitos também a longo prazo, como a interrupção de pesquisas importantes e nas quais já foram investidos recursos, tempo e, em muitos casos, contaram com a participação de pesquisadores estrangeiros.

Luciene Tofoli
Assessora de Relações Institucionais e Corporativas