VII SIBC promove mesa de abertura com coordenadores da Pós-graduação <br />

Publicada em 22/09/2022 - Fonte: ASCOM

A abertura do VII Simpósio de Integração dos Programas de Pós-Graduação em Biologia Celular (SIBC), nesta quarta-feira, 21, no Campus Dom Bosco, contou com a participação dos coordenadores do programas de pós-graduação, Érika Lorena Fonseca Costa de Alvarenga (UFSJ), José Eduardo Serrão (UFV), Fernanda Radicchi Campos Lobato de Almeida (UFMG) e Belissa de Freitas Barbosa (UFU).

O Simpósio, que é organizado desde 2008 pelos pós-graduandos, surgiu de uma vontade dos estudantes em contribuir para a organização de eventos dos programas de Pós-graduação, como pontua a coordenadora do SIBC, a professora e vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências Morfofuncionais (PPGCM), Raquel Alves Costa.

O SIBC tem a iniciativa de formalizar a integração entre as universidades, além de documentar as pesquisas e promover a troca entre a graduação e a pós-graduação. “É um momento de resistência e sobrevivência nacional em meio a escassez de recursos de forma geral, sendo necessário para disseminar esse ‘amor’ pela ciência”, comenta a professora, Érika Fonseca.

De acordo com a professora Fernanda Radicchi, o fato dos encontros serem itinerantes, possibilita a interatividade entre os pesquisadores tornando a ciência ao alcance de todos, tendo notoriedade entre os discentes do Estado. “Os alunos fazem networking, e essas colaborações fomentam ainda mais a pesquisa. Juntos nós vamos mais longe”, afirma .

“O evento é uma oportunidade de estimular a produção científica através dos grupos de pesquisa, mas a partir do momento da interação isso aumenta a importância dos trabalhos e com ainda mais qualidade, com melhores publicações e fatores de impacto”, menciona a professora, Belissa de Freitas. E, conjuntamente, as áreas da biologia celular envolvidas no simpósio são agregadas nos quesitos informação e diversidade: “Então a ideia é essa troca do dia a dia do estudante, de gestão entre os programas”, conclui o professor, José Eduardo Serrão.

Também participaram do evento a vice-reitora, professora. Rosy Ribeiro e o pró-reitor de Pesquisa da UFSJ, professor André Baldoni, que deram boas vindas aos participantes. Nesta edição, o encontro contou com a participação de 150 discentes do programas de pós-graduação, 156 pós-graduandos, 36 graduandos, 15 pós-doutorando, 26 palestrantes e 22 docentes, além de 65 trabalhos em forma de poster e 4 trabalhos selecionados para apresentação oral.

Texto: Elivelton Cosme (Estagiário Ascom)

Edição: Cibele de Moraes; Orientadora: Luciene Tófoli