Programa de monitoramento das eleições da UFSJ protagoniza matéria do MG2

Publicada em 22/09/2022

O Panorama Virtual das Eleições (Pave), desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Ciências da Computação da UFSJ (DCOMP), voltou a ser destaque no MG2, da TV Integração (Rede Globo). No dia 15 de setembro, a edição do jornal apresentou o resultado do monitoramento de posts no Twitter que citaram os dois candidatos melhor colocados nas pesquisas para o governo de Minas Gerais. O acompanhamento foi realizado durante uma semana a pedido do MG2.
 
O coordenador do estudo, professor Leonardo Chaves Dutra da Rocha, explicou que o levantamento mostrou o comportamento das mensagens postadas na rede social de acordo com os algoritmos criados pelos pesquisadores. “Por exemplo, se sei que este conjunto de Twittes está falando sobre corrupção, faço um algoritmo que analisa se o sentimento das pessoas que estão mencionando aquele tema em relação ao candidato é positivo ou negativo”.
 
O Pave permitiu ainda que fossem feitas comparações entre os resultados das postagens monitoradas em diferentes dias. Na análise da UFSJ, os nomes dos candidatos foram citados principalmente em mensagens de ataque. “Não é tão polarizado quanto o cenário internacional, mas existe uma polarização”, concluiu o professor Leonardo.