Pamela Pereira, futura engenheira química pela UFSJ

Publicada em 21/09/2022

Olá, meu nome é Pamela Bruna de Castro Pereira, sou do interior de Minas Gerais de uma pequena cidade chamada Abaeté. Tenho sete irmãos mais novos e fui a primeira da minha família a ingressar em uma universidade federal, tendo estudado também toda a minha vida em escolas públicas. Sempre fui muito apaixonada por exatas, especialmente química, e meu grande sonho era cursar Engenharia Química.

Eu conheci a UFSJ pelo campus de Divinópolis, onde morei por um ano enquanto cursava licenciatura em Química. Descobri então, que a UFSJ ofertava o curso de Engenharia Química, com uma ótima avaliação. Além disso, o campus estava muito bem localizado em uma região com grandes empresas e muitas oportunidades para profissionais da área de engenharia. E assim, em 2016, decidi seguir meu sonho e enfrentar esse desafio, a mais de 300 quilômetros de casa.

Durante a graduação, participei de projetos incríveis, como o Diretório Acadêmico, o grupo PET Biotecnologias para a Sustentabilidade e o grupo de Inclusão das Mulheres nas Ciências e Tecnologias. Acredito que isso contribuiu para que a minha experiência na faculdade fosse ainda melhor. Nesse tempo, conheci e me conectei com pessoas maravilhosas, enfrentei grandes desafios e ainda pude desenvolver atividades fora da universidade, em escolas e entidades de Ouro Branco.

Atualmente estou no último semestre, finalizando o meu estágio na multinacional Procter & Gamble Brasil (P&G), na área de Pesquisa e Desenvolvimento. Eu já trabalhei também nas áreas de Engenharia de Processos e Produção, mas como percebi durante o curso, tenho bastante afinidade com a área de P&D.

Sou muito grata à UFSJ por ter me preparado para esse momento e por ter me proporcionado experiências enriquecedoras e inesquecíveis, que permitiram o meu desenvolvimento como pessoa e profissional.