Professor da UFSJ participa de evento sobre computação em nuvem

Publicada em 01/09/2022

Parceria entre o CNPq e a Amazon Web Services (AWS), o DigiResearch Brasil é um evento que tem o intuito de ajudar pesquisadores a descobrirem como a computação em nuvem pode ajudá-los a inovar nos projetos de pesquisa. As inscrições são pelo site, totalmente gratuitas.

Marcado para 2 de setembro, de 9h às 12h e de 13h30 às 17h, tem como público-alvo pesquisadores vinculados a universidades e centros de pesquisa brasileiros que estejam cadastrados no CNPq, além de alunos de graduação, mestrado e doutorado interessados em conhecer mais sobre a computação em nuvem e que queiram mais informações sobre a chamada CNPQ-AWS 2022, que será abordada no evento.

Evaldo Ferreira Vilela, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), será um dos palestrantes. A programação on-line também conta com Fernando Brandão, diretor de aplicações quânticas da AWS, que ministra palestra sobre computação quântica.

O professor do Departamento de Ciências da Computação da UFSJ, Leonardo Rocha, também participa da agenda do evento, na mesa redonda Casos de uso de nuvem da chamada 32/2019 CNPq – AWS, marcada para às 13h45. Rocha é doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais e tem experiência na área, com ênfase em planejamento de capacidade, mineração de dados, banco de dados e recuperação de informação.

Computação em nuvem

A computação em nuvem é a entrega de recursos de TI sob demanda por meio da Internet com definição de preço de pagamento conforme o uso. Em vez de comprar, ter e manter datacenters e servidores físicos, o interessado pode acessar serviços de tecnologia, como capacidade computacional, armazenamento e bancos de dados, conforme a necessidade, usando um provedor de nuvem como a Amazon Web Services (AWS), que promove o evento.

Toda a programação e mais detalhes sobre o DigiResearch Brasil você acompanha na aqui.

Texto: Gabriella Canuto (Estagiária ASREC)

Edição: Cibele de Moraes (ASCOM) Orientação: Luciene Tófoli (ASREC)