Assuntos Estudantis lança novo edital para inclusão digital

Publicada em 25/08/2022

Até o dia 9 de setembro, estão abertas as inscrições para o Programa de Inclusão Digital – Modalidade Concessão de Equipamento Tecnológico, que vem proporcionar aos estudantes da graduação presencial da UFSJ condições para manutenção do vínculo acadêmico, possibilitando acesso a tecnologias de comunicação e informação, por meio da concessão de computadores a alunos em situação de vulnerabilidade social. De acordo com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae), que operacionaliza o Programa, para participar, o estudante deve estar regularmente matriculado e ser frequente.

Serão concedidos computadores (desktop ou notebook) disponíveis na Proae, aos discentes que não possuem equipamento tecnológico e estejam inscritos em, pelo menos, três unidades curriculares do curso ou em unidades curriculares equivalentes. Está programado apenas um equipamento por estudante, não sendo possível a concessão àqueles já contemplados com o Auxílio Inclusão Digital – Modalidade Aquisição de Equipamento Tecnológico, vigente durante o período remoto.

Seleção
A seleção será baseada na documentação encaminhada pelo estudante, sendo classificado aquele com renda mensal per capita de até um salário mínimo e meio, em ordem crescente, sendo contemplados, de acordo com a disponibilidade de equipamento, aqueles nas menores faixas de renda.

O edital completo pode ser lido neste endereço. A Pró-Reitoria chama a atenção para as instruções de preparação da documentação para se inscrever (Anexo I) e ao formulário de recurso (Anexo II).

Extensão
De acordo com a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Janice Carvalho, esse edital é uma extensão do Edital 003/2020 PROAE, para auxílio à inclusão digital, modalidade aquisição de equipamento, do Ensino Remoto Emergencial. “Pelo 003, estava previsto que, em determinadas situações, o estudante deveria devolver o equipamento para ser usado por outro colega da UFSJ. Assim, continuamos a oferecer esse benefício como um prolongamento da política de inclusão digital”, explica Janice.