UFSJ agora tem sistema que coleta e analisa dados do Lattes

Publicada em 16/08/2022

Na programação do I Simpósio de Pós-Graduação da UFSJ, foi lançado o sistema de coleta e análise de métricas para apoio aos programas de pós-graduação da UFSJ, o ScriptLattes. A apresentação da nova ferramenta foi realizada pelos professores da Pós em Ciência da Computação (PPGCC), Rafael Sachetto Oliveira e Carolina Ribeiro Xavier, e está disponível no YouTube da Prope.

A mesa foi mediada pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André Baldoni, que enalteceu a iniciativa como pioneira, “um exemplo de construção coletiva que irá contribuir com o crescimento dos programas de pós-graduação, e que deixará um grande legado para a UFSJ.”

Carolina Xavier explica que o sistema, antes usado só por programadores, agora está habilitado para o usuário final, como os coordenadores de cursos. E pode ajudar os programas de pós-graduação a fazer sua autoavaliação, por ser de fácil uso. “Isso só foi possível por termos uma pró-reitoria aberta a novas ideias, inovando na gestão da pesquisa na Universidade”, destaca a professora.

Ao demonstrar as funcionalidades do novo sistema, Rafael Sachetto lembra que o ScriptLattes está em estágio de desenvolvimento: “Em termos de funcionalidade, já pode ser usado em sua totalidade; o layout, porém, ainda está em construção.” Confira neste link: https://projetolattes.ufsj.edu.br/. Cada coordenador recebeu os dados de login e senha para utilização.

O professor Rafael ressalta também que todos os dados que estão sendo coletados são públicos, disponíveis na Plataforma Lattes, e que o programa tem, oficialmente, o acesso autorizado pelo CNPq.

O sistema é simples e permite que se criem grupos com quantos membros forem necessários. Basta ter registro na Plataforma Lattes. O ScriptLattes gera relatórios que mostram as métricas individuais e de grupos de professores, por exemplo, como: produção bibliográfica; orientações concluídas e em andamento; projetos, prêmios e eventos; coautoria, pelo período determinado, gerando gráficos, que facilitam a avaliação.

Também é possível gerar um grafo de colaborações. O grau de colaboração é um valor numérico que indica o impacto de um membro nesse grafo, baseado sempre nas informações do Lattes. “Esse recurso é interessante para mostrar como o grupo se relaciona”, conclui o professor.