Residentes em Saúde do Adolescente participam de congresso em São Paulo

Publicada em 11/08/2022 - Fonte: ASCOM

Alexandre Coutinho de Melo, Nathália Maximiano Soares Maciel, Rúbia Lima Brandão, Caroline Teles Valeriano e João Paulo Santana da Silva [foto], residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente (Campus Centro-Oeste Dona Lindu), participaram, em meados de julho, do 8º Congresso Brasileiro de Saúde Mental: democracia, antropofagias e potências da luta antimanicomial, realizado em São Paulo.

O encontro teve por objetivo discutir a política de saúde mental, seu vigor, avanços e impasses, e o futuro das políticas de saúde e de proteção social no Brasil. De acordo com os participantes, foi um “momento de profundo aprendizado”, quando puderam refletir sobre “o extenso arco” da garantia de direitos, inclusão socioeconômica via economia solidária, valorização e reconhecimento social das experiências de sofrimento mental e formas de cuidado.

Dez eixos temáticos coordenaram as discussões temáticas, por meio de mesas-redondas, debates, conferências, oficinas, minicursos e rodas de conversa. Os trabalhos apresentados detalharam projetos em andamento no Residência:
1) Oficina de cartografia social com adolescentes acompanhados pela Remsa Icaraí
2) Um chamado para a luta: sala de espera sobre o Movimento de Luta Antimanicomial
3) Experiências na pele: psicodrama com adolescentes sobre LGBTQIAfobia
4) Oficina de fotografia com adolescentes