Andifes e SoU_Ciência organizam dados sobre a atuação das universidades durante a pandemia

Publicada em 10/08/2022 - Fonte: ASCOM

A Andifes e o Centro de Estudos Sou_Ciência realizaram em parceria o painel Atuação das universidades públicas e da ciência na defesa da vida durante a pandemia, iniciativa que detalha como as universidades federais têm atuado desde o início da pandemia, elencando a participação de pesquisadores em todo o país.

O painel é composto por pesquisas na área da saúde e no atendimento à população, desde ações na linha de frente àquelas relacionadas à prevenção, tratamento e controle da pandemia, direitos humanos, combate à fome, redução de vulnerabilidades sociais e apoio à educação básica, bem como informações acerca da produção bibliográfica sobre o tema e estudos de casos sobre atuações regionais, pautas emergentes e contribuições mais notáveis.

Na primeira etapa do levantamento, iniciado em outubro de 2021, foram coletadas informações junto às universidades federais por meio de formulário com perguntas abertas. A investigação também incluiu a pesquisa em plataformas sobre a produção acadêmica e as publicações científicas sobre a temática, nas diversas áreas de conhecimento, realizadas no Brasil. Finalmente, o trabalho envolveu a realização de reuniões com atores relevantes nas áreas de pesquisa, para a elaboração dos estudos de casos destacados.

Ao lançar publicamente esse painel, o objetivo das duas entidades é contribuir com a defesa da Ciência e das universidades e institutos de pesquisas, e aportar subsídios a agendas e programas de governo. A pesquisa está à disposição da sociedade no site do SoU_Ciência.