A casa está aberta para o seminário internacional que conjuga Arte e Psicanálise

Publicada em 09/08/2022

O VI Seminário Internacional CASA ABERTA: o sujeito e a arte, a arte do sujeito, vem comemorar os dez anos do grupo de pesquisa e projeto de extensão de mesmo nome.

O encontro é gratuito e acontece de forma presencial e on-line entre os dias 13 e 18 de agosto, no Campus Tancredo Neves da UFSJ (CTAN), no Teatro Municipal de São João del-Rei e via plataforma Google Meet.

Nos últimos anos, o grupo vem investigando diálogos possíveis, pontos de contato, zonas de reverberação entre o pensamento psicanalítico e a sala de criação. Surge, daí, a proposta de um encontro que aproxime profissionais, estudantes, pesquisadores e interessados dos cursos de Artes e de Psicologia.

Na programação, mesas, palestras, espetáculos, oficinas, comunicações, cantorias e lançamentos de livros. O evento é organizado pela professora do Departamento de Artes da Cena da UFSJ (Deace), Juliana Mota, e as pesquisadoras Francesca della Monica, da Associação para Expandir Relações entre entre Artistas (Aperta, Florença) e Maria Helena Libório, do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais (CPMG).

A noite de abertura do Seminário terá a presença do renomado psicanalista Antonio Quinet, que apresentará o processo de construção do espetáculo Entardesex on the beach, que dirige junto à Cia. Inconsciente em Cena. Antonio fará ainda o lançamento de seus livros mais recentes e um debate com profissionais do Teatro e da Psicanálise.

O espetáculo foi criado a partir do episódio 13 de Ulisses, de James Joyce, e fala sobre o encontro de duas solidões no entardecer de uma praia, num momento de grande intensidade. O evento será no sábado, 13, às 19h, no Teatro Municipal de São João del-Rei. A entrada, um quilo de alimento não perecível.

A programação do seminário vai até o dia 18 e traz outras participações muito especiais, como a pesquisadora italiana Francesca della Monica, em mesa-redonda no dia 17 e em oficina oferecida em parceria com o professor Ernani Maletta, nos dias 16 e 17.

Ainda no campo dos convidados internacionais, no dia 14 acontece mesa virtual para o debate da pesquisa dos grupos chilenos La familia Teatro, Teatro Pan e Grupo Rumbos, acompanhados de uma das fundadoras do Corredor Latinoamericano de Teatro, Carolina Correa.

O encontro reúne também nomes como Maria Helena Libório, Cláudio Guilarduci, Roberto Calazans, Renata Vanucci, Kaike Barto, Letícia Carvalho, Valéria Braga, Marcos Filho e Samuel Rabay.

Na página do Grupo CASA ABERTA, você pode conferir todas as atividades propostas e fazer sua inscrição, até o dia 12 de agosto, via formulário ou link na página do CASA.

Uma década de CASA ABERTA
O seminário internacional está vinculado ao grupo de pesquisa e programa de extensão CASA ABERTA, que tem por objetivo primeiro ser um elo de conexão entre a UFSJ e a comunidade externa, ora propondo movimentos de criação de espaços institucionais para a aproximação de artistas vinculados ou não às instituições formais de ensino em eventos, ora propondo a produção de espetáculos e circulação dos mesmo em circuitos locais, regionais, nacionais e internacionais.

Também em comemoração aos seus 10 anos, o grupo apresentou, em maio e junho deste ano, em Santiago (Chile) e em Ouro Preto (MG), o concerto cênico Nasce a cada dia, com o apoio do Edital de Criação e Circulação Artística da UFSJ.

Na programação do Inverno Cultural 2022, foram lançados os livros Pequeno mapa de encontros e afetos (volume II), que reúne artigos e textos teatrais produzidos pelo Grupo entre 2015 e 2020, e Insubmissa: escritas para o fim de um mundo, que figura entre os resultados da pesquisa pós-doutoral da coordenadora Juliana Mota, realizada 2020 com supervisão do professor Marcos Alexandre (UFMG).

Ainda para 2022, estão previstas as V e VI Missões de Divulgação de Pesquisas do CASA ABERTA no Exterior, nas cidades de Florença e Palermo, na Itália, e troca com alunos e professores da Universidade Federal de Grande Dourados.