CSL recebe o II Congresso Brasileiro de Tecnologia de Cereais e Panificação

Publicada em 05/08/2022

De 15 a 19 de agosto, o Campus Sete Lagoas da UFSJ (CSL) sediará o II Congresso Brasileiro de Tecnologia de Cereais e Panificação, iniciativa do Departamento de Engenharia de Alimentos. Em formato remoto, o evento é direcionado a pesquisadores, estudantes e profissionais do setor industrial e interessados na área.

Inscrições
As inscrições estão sendo feitas pelo Even3, com valores variáveis por categoria: estudantes de curso técnico e graduação, estudantes de pós, pesquisadores e profissionais. Vale lembrar que, no momento da inscrição, é necessário inserir comprovante de vínculo com instituição de ensino, ou carteirinha de estudante.

Publicação
Serão selecionados 12 trabalhos que tratem do tema do Congresso, Tecnologia e inovação em pauta: desafios para a indústria de cereais e panificação, a serem publicados, sem custo, no periódico Brazilian Journal of Development (ISSN 2525-8761, Qualis B2).

Programação
Com mais de 20 palestrantes confirmados, o evento traz palestras, oficinas e comunicações orais. Entre as palestras, pautas de destaque na área, com profissionais de renome internacional: 3D food printing: oportunidades e tendências para o setor de cereais panificação; Rotulagem de alimentos integrais: contextualização e iInterpretação regulatória; Uma nova perspectiva no processamento de produtos sem glúten.

Nas oficinas, serão abordados seguintes variados, como tecnologia de congelamento aplicada à panificação; introdução à análise de perfil de textura (TPA); produção de biscoitos regionais de Minas Gerais utilizado polvilho; avaliações reológicas empíricas e fundamentais aplicadas em farinhas integrais isentas de glúten para panificação.

A agenda completa do II Congresso Brasileiro de Tecnologia de Cereais e Panificação está disponível neste link.

Texto: Greycyelly Miranda (Estagiária Ascom)

Edição: Cibele de Moraes; Orientadora: Luciene Tófoli