Simpósio discute realidades, estratégias e perspectivas da pós-graduação

Publicada em 04/08/2022

De 10 a 12 de agosto, a UFSJ realizará o I Simpósio de Pós-Graduação, que tem como tema Realidades, estratégias e perspectivas. O evento, totalmente on-line, reunirá autoridades da área, vindos de diversas universidades e órgãos de fomento, além de personalidades do meio acadêmico, como o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, que vai proferir a palestra de abertura do evento.

O I Simpósio propõe a discussão de temas que envolvem a realidade do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), além de estimular o debate sobre as estratégias para superação dos desafios contemporâneos e sobre as perspectivas para os anos futuros.

Para o coordenador geral do evento e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSJ, André de Oliveira Baldoni, esse encontro será uma oportunidade de conhecer e analisar a realidade e os desafios da pós-graduação no país e na UFSJ. “Com isso, será possível traçarmos estratégias e ações para que possamos reduzir lacunas existentes em nossa instituição”, prevê.

Inscrições
As inscrições, abertas a toda comunidade acadêmica, podem ser feitas gratuitamente até o dia do evento, neste link, bastando ao interessado preencher o formulário de inscrição.

O I Simpósio de Pós-Graduação da UFSJ está estruturado em palestras e mesas de debates, além de breves apresentações artísticas na abertura e encerramento. A mesa de abertura dia 10, às 8h15, terá as presenças do reitor Marcelo Andrade (UFSJ), do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André Baldoni, e do pró-reitor adjunto, Afonso de Alencastro Graça Filho. Logo em seguida, o professor Renato Janine Ribeiro fala sobre A pesquisa e a pós-graduação no Brasil: uma análise sobre o cenário e as perspectivas.

Todos os eventos do I Simpósio serão transmitidos pelo canal da Prope no YouTube, com salas de transmissão exclusivas a cada dia (veja a seguir). A programação completa pode ser acessada no endereço eletrônico https://ufsj.edu.br/simposio_pg/programacao.php.

Salas
Dia 10 – https://www.youtube.com/watch?v=6D0K1-n1Q3g
Dia 11 – https://www.youtube.com/watch?v=yZ9XL-IPeoU
Dia 12 – https://www.youtube.com/watch?v=UYQ_sFFdx4Q