Inverno Cultural termina hoje, em clima de animada saudade

Publicada em 31/07/2022

Domingo, 31 de julho: último dia do 33º Inverno Cultural. A programação vem celebrar a alegria dos dias de festa e resistência que nos trouxeram até aqui, inspirados a continuar. Viva a UFSJ! Viva Elza! Viva o Inverno Cultural!

São João del-Rei
Domingo de manhã tem cara de feira. Quando ela é diferente, tem cara de manhã de festival. Se você não pôde estar ontem no Largo Tamandaré para participar das atividades que o artista Márcio Carneiro trouxe para a praça, não tem problema. Esteja hoje! Às 9h, tem mais contação de histórias, exposição de artesanatos e intervenções artístico-pedagógicas, encerrando a atração Entre o campo e a cidade: produções artesanais e práticas alimentares.

Ali bem perto, no Largo do Rosário, às 11h, Amarilis Vitale vai estar no musical “O planeta agradece”, projeto de entretenimento educacional sobre reciclagem e conscientização ambiental, preparado especialmente para os herdeiros da Terra.

O tempo para descansar é pouco. A tarde começa, às 13h, com o cortejo da Rainha Conga, símbolo de autoridade e força feminina negra nos Reisados. Salve Maria! Salve Evania Sodré, nossa Rainha! O festejo vai do Carmo ao Rosário, embalado pelos cantos tradicionais em louvor à Senhora Mãe de Deus e abrilhantado pelo estandarte de Maria da Glória Mártir, figura histórica na cidade de São João del-Rei, festeira e rainha da Comunidade São Dimas.

Passa a tradição congadeira, vem a tradição de grandes nomes da música nacional e internacional, como Barão Vermelho e Pink Floyd. No Palco Largo do Rosário, às 14h, Jéssica Apolinário canta músicas autorais e de reverência.

E o movimento não para: é preciso festejar! O Regional Itinerante apresenta, às 15h (depois de Jéssica), repertório de música instrumental com roupagem de chorinho, harmonizações modernas e arranjos que são fruto do trabalho dos instrumentistas, desaguando num repertório dinâmico de sonoridade múltipla.

Fechando a série no Palco Largo do Rosário, às 16h, o grupo Arraiá da Flor, de Barbacena, promete um forró dançante, a partir de releituras de sucessos e composições próprias. É para ninguém ficar parado!

Sete Lagoas
Às 16h, o Rosa dos Ventos apresenta o espetáculo “Super Tosco”, trama que se desenrola com um bambolerista maluco, um cachorro adestrado, aulas de dança búlgara e acrobacias insólitas, tudo isso embalado por temas tocados ao vivo. A peça será na Associação Cultural Quintal Boi da Manta (R. João Pinheiro, 174, Centro).

Acompanhe o Inverno Cultural:
www.invernocultural.ufsj.edu.br
http://facebook.com/InvernoCultural
instagram.com/invernocultural
invernocultural.ufsj.edu.br/podcasts