UFSJ oferece serviços contábeis e fiscais gratuitos para comunidade

Publicada em 28/06/2022

Nesta quinta, 30, a partir das 19h, no auditório da Biblioteca do CTAN, será assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a UFSJ e a União, por intermédio da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB), representada pela Delegacia da Receita Federal de Juiz de Fora. Durante o evento, vai ser apresentada também a palestra Ressignificar, reinventar e reconectar: o processo de transformação na RFB, ministrada pelo superintendente da Receita, Mário José Devon San Thiago, com o objetivo de promover o projeto Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF).

O que é o NAF?
O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal é um projeto de extensão voluntário desenvolvido pela Receita Federal em parceria com instituições de Ensino Superior, a fim de oferecer, gratuitamente, serviços contábeis e fiscais para pessoas físicas e jurídicas com menor poder aquisitivo e que não possuem acesso a um escritório de contabilidade.

Coordenado pelos professores Luiz Gustavo Camarano e Mario Sérgio de Almeida (Decac), o Núcleo pretende reunir aproximadamente 120 alunos, de modo a atender a toda mesorregião do Campo das Vertentes. Estudantes do curso de Ciências Contábeis da UFSJ que se engajarem no projeto vão receber capacitação para seu desenvolvimento técnico e prático, fortalecendo a cidadania e a moral tributária na sociedade.

Além do palestrante e dos coordenadores do NAF, estarão presentes à solenidade o reitor da UFSJ, Marcelo Andrade, os superintendentes adjuntos da Receita Federal, Guilherme Henrique Diogo e Orlando Soares dos Santos; o delegado da RF-JF, Marcos Adriano Amorim; e a representante de Educação Fiscal e chefe da ARF de Barbacena, Ana Cristina Silva Iatarola.