Pesquisadores da UFSJ estudam montagem genômica do peixe dourado

Publicada em 28/06/2022 - Fonte: ASCOM

Num estudo sobre os recursos genômicos do dourado (Salminus brasiliensis), espécie típica dos rios brasileiros, quatro pesquisadores da UFSJ publicaram artigo científico na revista internacional Frontiers in Genetic, intitulado Genomic Resources for Salminus brasiliensis.

Escrito a quatro mãos – pelos professores Rafael Sachetto, do Departamento de Ciência da Comunicação, e Gabriel Yazbeck, do Departamento de Zootecnia, pela doutoranda Raíssa Graciano, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBIOTEC), e pelo graduando Isllas Santos, do curso de Zootecnia –, o artigo traz parte dos resultados das pesquisas desenvolvidas no PPGBIOTEC, além dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Programa de Inovação Tecnológica e Extensão Inovadora do CNPq, com apoio da Capes, CNPq, Fapemig e Cemig.

“O trabalho fornece à comunidade científica os primeiros recursos genômicos amplos para essa espécie de piracema, incluindo milhões de sequências curtas geradas por métodos de ponta de sequenciamento de DNA”, explicam os pesquisadores. É a primeira montagem genômica com a caracterização de 13 mil genes – mil vezes mais do que os únicos 13 genes anteriormente descritos para a espécie.

“Dentre esses genes descritos, há dúzias de candidatos a aplicações biotecnológicas, como o desenvolvimento de hormônios de maturação para piscicultura e proteínas com potencial de aplicação na saúde humana”, destacam. A pesquisa fornece também um painel de dezenas de milhares de novos marcadores moleculares de DNA para aplicação no estudo, mapeamento e melhoramento genético na espécie.

Leia aqui o artigo completo.