UFSJ recebe atividade de divulgação do Centelha 2 nesta segunda, 20

Publicada em 15/06/2022 - Fonte: ASCOM

Mais de uma dezena de entidades ligadas à pesquisa e à inovação estarão reunidas virtualmente nesta segunda, 20 de junho, a partir das 16h, para debaterem, com a analista de inovação da Fapemig, Célia Regina de Oliveira, o edital do Programa Centelha 2, que recebe inscrições de projetos até dia 27 de junho. Esse workshop será transmitido via Google Meet.

A iniciativa atende à estratégia de divulgação do Programa pela Fapemig, que vem realizando encontros com instituições de todo Estado, para esclarecer as dúvidas mais comuns em relação às modalidades de financiamento do Centelha. A UFSJ conseguiu reunir um número expressivo de participantes, de diversos setores do ecossistema de inovação da região, no qual a Universidade se encontra fortemente inserida, como afirma o professor Paulo Granjeiro, que coordena o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (Netec), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Para a professora Paula Salume, do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis da UFSJ, ponto focal no Programa Centelha na instituição, a cultura empreendedora que se busca construir no Estado está centrada no conceito da quíntupla hélice da inovação, que envolve o esforço da tríade universidade-indústria-governo, além da sociedade civil, como usuária da inovação, e o ambiente, como referência para a elaboração de propostas de desenvolvimento regional. “O Centelha representa um grande avanço no estímulo à criação de novos negócios com alto valor agregado e formação da cultura do empreendedorismo inovador, contribuindo para a geração de renda e empregos no contexto da inovação”, destaca.

Centelha 2

O Programa Centelha tem o objetivo de estimular a criação de empresas inovadoras e o empreendedorismo no Estado. Oferece apoio financeiro e capacitação aos participantes, a fim de transformar suas ideias em negócios de sucesso. Nesta edição, serão investidos R$ 1,6 milhões em até 25 projetos de inovação. Iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologias e Inovação e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio de parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação CERTI, o Centelha, em Minas Gerais, é executado pela Fapemig.