Conep aprova política de incentivo aos cursos de pós-graduação da UFSJ

Publicada em 15/06/2022

Frente ao crescimento experimentado pela pós-graduação na UFSJ nos últimos anos, tornou-se essencial um documento que institucionalizasse o planejamento e a otimização das atividades de cursos na área. Nessa perspectiva, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conep) aprovou a Política de Pós-Graduação da UFSJ.

Nascida de uma necessidade identificada pelo próprio Conselho, em função da ausência de uma política norteadora para a pós-graduação, a política foi debatida em comissão, que identificou as potencialidades e fragilidades relativas à pesquisa e à pós-graduação na Universidade, o que possibilitou obter um “retrato” do cenário atual.

Para esse diagnóstico, colaboraram aproximadamente 400 professores, além dos coordenadores dos cursos de pós, o que viabilizou o diagnóstico situacional que embasou a proposição de ações para os avanços requeridos. Tais ações foram distribuídas em seis eixos: Programas de Pós-Graduação (Eixo 1); Docentes credenciados nos Programas de Pós-Graduação (Eixo 2); Docentes não credenciados nos Programas de Pós-Graduação (Eixo 3); Discentes dos Programas de Pós-Graduação (Eixo 4); Pós-Graduação Institucional (Eixo 5); e Ações de Outra Natureza (Eixo 6).

Prope
Segundo o relator do processo no Conep, professor Marco Antônio Schiavon, é importante ressaltar que a UFSJ tem instituída em seu regimento a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope), associando pesquisa e ensino a nível de pós-graduação. Assim, ao se falar em política de incentivo à pós-graduação, há referência direta a incentivo à pesquisa, e vice-versa, uma vez que é objeto da pós-graduação a pesquisa científica e avanço da Ciência em determinada área do conhecimento, bem como a metodologia científica. “Portanto, nessa política de incentivo aos cursos de pós-graduação stricto sensu, pesquisa e pós-graduação estão intimamente relacionadas: qualquer interferência em um desses pilares reflete diretamente no outro”, defende Schiavon.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSJ, professor André Baldoni, a comissão da Política de Incentivo aos Cursos de Pós-Graduação apontou lacunas e pontos fortes, resultando “num marco para a implementação das ações necessárias para o avanço e consolidação da nossa pós-graduação”, comemora o pró-reitor.