Daniel Gherard: há quatro anos, ele se formava em Ciência da Computação

Publicada em 09/06/2022 - Fonte: ASCOM

Sou Daniel Gherard e me formei em Ciência da Computação na UFSJ em 2017. Minha trajetória como cientista nessa área começou na adolescência. Eu tinha o hábito de conversar sobre animes com outras pessoas por meio da internet. Para isso, usávamos as redes sociais mas, aos poucos, sentimos a necessidade de migrar para um ambiente próprio, onde nós mesmos definiríamos as regras. Eu era o encarregado de pensar novas funcionalidades e manter o sistema.

Optei por Ciência da Computação pois queria alinhar esse hobby de manter sistemas web à minha vida profissional. No curso, conheci o professor Dárlinton Carvalho, que foi meu orientador durante toda a graduação. Participei de um projeto de Laboratório Virtual, orientado por ele, cujo objetivo era criar uma plataforma para fazer experimentações com concreto. Esse projeto rendeu vários artigos, inclusive numa conferência Capes A1. Após me formar, entrei no mercado de trabalho como desenvolvedor de sistemas e hoje atuo como head of technology, na Reev.

Reev é uma plataforma de sales engagement, cuja missão é permitir que times de vendas de todo o Brasil possam vender mais e melhor. Como Head of tech, minhas obrigações são garantir que o produto esteja cada vez melhor e que o time de desenvolvedores esteja engajado com o produto.

Escolhi fazer o curso na UFSJ por ser uma cidade bem próxima de minha cidade natal. Poderia voltar para visitar minha família com bastante frequência. Além disso, o curso de Computação da UFSJ tinha notas excelentes à época e se tornou o melhor curso de Computação de Minas Gerais quando eu estava na graduação.

É visível o investimento que a UFSJ está fazendo no curso de Computação. Quando comecei a graduação, estávamos dividindo o prédio com outro curso e no segundo ano já estávamos em um prédio maior com mais oportunidades e uma estrutura melhor. Há várias opções de bolsas de Iniciação Científica e de projetos de extensão. E foi por meio deles que adquiri boa parte da experiência que tenho hoje.

Como aluno da UFSJ, percebo o quanto a cidade e a Universidade atuam como uma só, uma ajudando a outra. Exemplo disso foi um projeto que pude auxiliar, de um museu interativo, em que foi desenvolvido um chatbot, para orientar visitantes do Museu Regional de São João del-Rei.

Minha mensagem para os futuros alunos de Exatas é a seguinte: considerem a Computação. É um curso que mudou a minha vida e que pode mudar a vida de várias outras pessoas. São muitas opções para atuar. A Computação é uma forma de permitir que todos trabalhem com aquilo de que se gosta. Se você gosta de Matemática, Lógica e de resolver problemas, a Ciência da Computação pode ser o curso perfeito para você. As oportunidades são simplesmente infinitas.