Em conquista histórica, técnicos garantem aumento da representatividade no Consu

Publicada em 07/06/2022

Reunido ontem, 6 de junho de 2022, o Conselho Universitário da UFSJ (Consu) aprovou alteração no artigo 10 do Estatuto da Universidade, que resulta no aumento de vagas de representantes do segmento técnico-administrativo naquele Conselho. A partir de agora, passam de cinco para sete as vagas para a representação técnica.

Segundo a conselheira Marina Paula da Cunha Oliveira, técnica de laboratório que representa a categoria no Consu, a medida aprovada acerta a representação de acordo com o que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Esta indica que a representação docente nos órgãos colegiados deve ter 70% de professores e 30% dos demais segmentos.

Ainda segundo Marina, as duas novas vagas deverão ser preenchidas pelo presidente da Comissão Interna de Supervisão da Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal de São João del-Rei (CIS) e por mais um representante escolhido pelos técnicos.

Momento histórico
Composta por técnicos-administrativos em Educação (TAEs) eleitos entre seus pares, a CIS tem como função orientar e fiscalizar as ações relacionadas à carreira técnica. Essa Comissão foi instituída em 2005, por exigência da Lei nº 11.091/2005, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE).

De acordo com o assistente em Administração e também membro do Consu, Geraldo Márcio Silva, o aumento de vagas é uma conquista histórica. “O número de representantes ficou desproporcional. A UFSJ cresceu muito, e mantinha os mesmos cinco representantes técnicos.” Geraldo ressalta que a inclusão do presidente da CIS garantirá uma visão mais estruturada no debate de temas afeitos à carreira dos técnicos”, afirma.

Força adicional
Segundo o pró-reitor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Lucas Aarão, trata-se de um avanço importantíssimo para os servidores da carreira técnica-administrativa e também para a comunidade UFSJ, “que ganha força adicional altamente capacitada, em suas instâncias deliberativas, para ajudar a pensar que Universidade queremos para os próximos anos.”

Os representantes dos TAEs, prossegue o pró-reitor – tanto os atuais quanto aqueles que passaram antes pelas cadeiras do Conselho Universitário –, “sempre se empenharam em buscar mecanismos para fortalecer o envolvimento da categoria nos processos decisórios da instituição, o que permitiu à UFSJ chegar a essa necessária evolução.”

Para Lucas Aarão, há também que se valorizar o posicionamento do presidente do Consu, professor Marcelo Andrade, em defender a justa representação de todos os segmentos da comunidade universitária, colocando o tema em discussão. Ao mesmo tempo, deve-se registrar o posicionamento de conselheiras e conselheiros, “apoiadores essenciais” para a adequação do Estatuto. Ao votarem favoravelmente à proposta submetida pelos técnicos, propiciaram “um passo decisivo para o maior envolvimento daqueles que são peças fundamentais nesse complexo processo de oferta de uma educação pública, gratuita e de qualidade”, analisa.

Perto de acontecer, as próximas eleições para a escolha dos novos representantes técnicos-administrativos no Consu já terão garantidas as sete vagas. O segmento discente (graduação e pós-graduação) também teve sua representatividade ampliada de cinco para sete assentos no conselho deliberativo máximo da UFSJ.