Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação volta ao debate na UFSJ

Publicada em 07/06/2022

A UFSJ realiza, em 29 de junho, a terceira edição do Fórum do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (MLCTI), com transmissão pela TV UFSJ, a partir das 14h.

O evento está sendo organizado pela comissão responsável pela avaliação das resoluções e estruturas administrativas da UFSJ, com o objetivo de estabelecer medidas de incentivo à Inovação e à Pesquisa Científica e Tecnológica no ambiente produtivo, visando à capacitação tecnológica, em busca de autonomia e do desenvolvimento do sistema produtivo regional e nacional (Portaria No 479, de 16 de outubro de 2020). Integram essa comissão a professora Rosy Ribeiro, vice-reitora; docentes dos seis campi da UFSJ – Paulo Granjeiro (CCO), Daniel Bonoto (CDB), Fernando Teixeira (CAP), Aline Vasconcelos (CSL) e Eduardo Bento (CSA); e o técnico-administrativo Mark Tom (CTAN).

O Marco Legal é um arcabouço jurídico que envolve a Emenda Constitucional 85/2015, Lei No 13.243 de 2016 e o Decreto Federal No 9.283 de 2018. As Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) devem discutir sua política de inovação, a partir de resoluções e instruções normativas que contemplem os instrumentos jurídicos necessários para fomentar os acordos de parceria em P,D&I, o compartilhamento de laboratório, serviços especializados, propriedade intelectual, transferência de tecnologia, empreendedorismo, inovação, entre outros.

Esse alicerce traz a segurança jurídica necessária para que o conhecimento gerado na Universidade se torne riqueza, originando tributos a partir de produtos e processos que, comercializados, contribuam para o desenvolvimento econômico e social das regiões onde a UFSJ está inserida. De acordo com a professora Rosy Ribeiro, o Fórum, para a comunidade acadêmica, “é uma oportunidade de demonstrar os desafios para se conduzir a inovação na UFSJ, e também de trazer subsídios para a proposta de uma nova política a ser votada no Conselho Universitário”, avalia.

Palestra
Na abertura do III Fórum do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (MLCTI) da UFSJ, palestra a professora Nádia Rezende Barbosa Raposo (UFJF), sobre o tema Da bancada ao leito: oportunidades de empreendedorismo acadêmico.

Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Inovação em Ciências da Saúde, Nádia integra a Comissão de Acompanhamento de Empresas Juniores e Equipes de Competição e atua no Programa de Pós-Graduação em Saúde da Faculdade de Medicina e na Liga Acadêmica de Toxicologia da Federal de Juiz de Fora. Presidiu a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão da UFJF, onde foi pró-reitora adjunta de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, e diretora do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt). Sócia da startup BFFOX Technologies, também é bolsista do CNPq no Programa de Capacitação Institucional do Museu Paraense Emílio Goeldi.