Pedro Tadeu de Castro Ribeiro é aluno da licenciatura em História

Publicada em 02/06/2022

Meu nome é Pedro Tadeu de Castro Ribeiro, nasci em Coronel Xavier Chaves, cidade próxima a São João del-Rei. Sou estudante do 7º período do curso de Licenciatura em História da UFSJ, turma 2019.

Percebo que uma possível inclinação para a vocação acadêmica se manifestou em mim ainda muito cedo, tendo amadurecido e aflorado com o passar do tempo. Mesmo quando criança, o apego e o interesse pelos livros, pelos debates e pela oratória sempre falaram fundo dentro de mim, principalmente no que se refere a temas discutidos nas Ciências Humanas, como a mídia, as desigualdades sociais, o racismo e outras formas de discriminação. De igual forma, tive a oportunidade de estudar em escolas públicas de qualidade, as quais, a partir do contato mais próximo com meus queridos professores, despertaram em mim a possibilidade da docência como caminho de vida.

Escolhi História muito por inspiração de meu professor do Ensino Médio, por seu esforço de formação integral dos alunos na perspectiva cidadã, e escolhi o curso da UFSJ por ser reconhecido por sua excelência e por estar próximo de minha cidade de origem.
Posso afirmar, com certeza, que minha experiência na UFSJ tem sido muito proveitosa, acadêmica e pessoalmente. Levado em grande parte pelo interesse na carreira acadêmica, me enveredei pelo campo da pesquisa e tenho tido a oportunidade de me aproximar de métodos e técnicas que considero muito pertinentes. Convidado a ser bolsista de Iniciação Científica pela UFSJ, participo há mais de dois anos do Link@, Grupo de Estudos e Pesquisa em Cultura Digital, Mídias e Educação. Recentemente, tive a alegria de ter um artigo científico aprovado em revista da área. Sigo pesquisando temáticas da Educação, mais especificamente estudando o agenciamento de objetos técnicos em ambientes socioeducativos no contexto da cibercultura. Passei a integrar o LIS, Laboratório de Imagem e Som, com foco nos estudos de Mídia e Política na contemporaneidade.

Desde a minha entrada na UFSJ, pude fazer grandes e verdadeiras amizades, às quais agradeço por compartilharem dos mesmos sonhos que eu, me apoiarem e encararem comigo as muitas adversidades que também marcam a vida universitária. Além disso, o convívio com diferentes pessoas, desde a sala de aula até as reuniões de orientação, foram fundamentais para o meu amadurecimento como pesquisador e, acima de tudo, como ser humano e cidadão.

Por tudo isso e muito mais, tenho muito orgulho de fazer parte de uma UFSJ pública, universal e de qualidade, à qual devo muito, pois durante esses mais de três anos, ela tem me permitido realizar sonhos de muito tempo, e tocar com alegria as coisas boas da minha vida. Espero, com muita sinceridade, que meu depoimento contribua para que outros e outras se sintam chamados a perseguir seu sonho educacional, tendo sempre a UFSJ como opção viável de excelência na pesquisa, no ensino e na extensão.