A forma da Terra é tema de palestra

Publicada em 31/05/2022

Nesta terça, 31, às 21h, no auditório do Campus Dom Bosco, acontece a palestra Sobre a forma da Terra, com o professor Fernando Lang da Silveira, titular aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com transmissão pelo Google Meet e pelo YouTube, onde pode ser revista.

O debate vai estar centrado nas inúmeras evidências científicas construídas ao longo da História acerca da forma da Terra e faz parte da disciplina Formação universitária e profissional em Física e Química, ofertada para os calouros dos cursos de licenciatura e bacharelado em Física e Química da UFSJ. A atividade também está ligada ao projeto de extensão PhysicsTube: divulgação científica, produção de conteúdo e conhecimento para fora dos muros da UFSJ, coordenado pelo professor Edson Wander Dias, do Departamento de Ciências Naturais (Dcnat).

Lang, que ainda atua como professor colaborador junto ao Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi condecorado recentemente pela Sociedade Brasileira de Física com o Prêmio Ernesto Hamburger para Divulgação Científica em Física, em razão de seu trabalho intenso pela popularização da matéria no país. O professor Lang é responsável pelo canal Pergunte ao CREF, vinculado ao Instituto de Física da UFRGS.

Sobre o palestrante
Possui graduação (1972) e mestrado (1976) em Física e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Pesquisa em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos quantitativos aplicados à pesquisa, história e filosofia da Ciência, tópicos em física geral. Além de trabalhar na graduação, é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do IF-UFRGS.