I Simpósio de Pós-Graduação da UFSJ, em agosto: participe!

Publicada em 27/05/2022

O I Simpósio de Pós-Graduação da UFSJ já tem data para acontecer: de 10 a 12 de agosto, com o tema Realidades, estratégias, perspectivas. Em formato remoto, para ampliar o acesso ao debate e viabilizar a participação de convidados externos e de toda a comunidade acadêmica dos seis campi da UFSJ, as inscrições podem ser feitas neste formulário.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André Baldoni, “o evento representa uma grande oportunidade para discutirmos os desafios e as estratégias para os necessários avanços institucionais na área.” A iniciativa nasce do imperativo de se debater ações que propiciem a resiliência em relação à pesquisa e à pós-graduação no Brasil em contexto de crise.

O Simpósio, que está sendo organizado por representantes de todas as categorias da comunidade acadêmica da UFSJ, vem propor a discussão de temas que envolvem a realidade do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), tendo em vista a definição de estratégias para o enfrentamento dos desafios contemporâneos e as perspectivas para os anos vindouros.

Estão previstas as seguintes temáticas: avaliação quadrienal; escrita científica; captação de recursos externos; bolsa de produtividade; secretaria integrada; ações afirmativas na pós-graduação; patentes; internacionalização virtual; convênios com setor produtivo; parcerias com programas de excelência; autoavaliação e planejamento; reconhecimento dos egressos da UFSJ; estratégia institucional para enfrentamento, produtos e contribuições científicas da UFSJ sobre covid-19.

Com esse arcabouço temático, o Simpósio se abre ao atendimento das demandas atuais de docentes (credenciados ou não em programas de pós-graduação), técnicos, estudantes de graduação e pós, egressos e profissionais em geral. Na agenda, representantes da comunidade acadêmica e convidados externos, como o ex-ministro da Educação, o filósofo Renato Janine Ribeiro, dirigentes da Capes, Fapemig e outras instituições de ensino superior do país.