Grupo de teatro da UFSJ se apresenta em Portugal; parcerias no horizonte

Publicada em 27/05/2022

O Coletivo Fuzuê, grupo de teatro universitário da UFSJ, foi protagonista de ação internacional, entre os dias 20 e 24 de maio, realizada em Portugal. Formado no âmbito do Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena – GPHPC (CNPq), o grupo levou para o público apresentação teatral, exibição de documentário sobre o trabalho do grupo, oferecimento de oficinas de teatro de agitação e propaganda e um seminário teórico. O intercâmbio é uma parceria com o projeto Laboratórios de Teatro & Política do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto e com o Teatro Universitário do Porto (TUP), grupo com intenso histórico de 73 anos de teatro político e de resistência.

Coordenado pela docente do Departamento de Artes da Cena da UFSJ, Carina Maria Guimarães Moreira, o conjunto de ações faz parte do projeto Laboratório Teatro e Política – Circulação Internacional, aprovado no Edital nº 007/2021/UFSJ/PROEX – Apoio à Criação e Circulação Artística da UFSJ. As atividades decorrem do projeto de pesquisa e extensão Gambiarra Teatral: a socialização dos meios de produção nos territórios da rede Nuestra America e do programa de extensão Escola de Teatro Político e Popular de Minas Gerais. “O encontro foi muito frutífero, apontando possibilidades de ações futuras de intercâmbio entre os três grupos”, avalia Carina.

A programação, protagonizada pela professora Carina Moreira, juntamente com a aluna do curso de Licenciatura em Teatro, Ana Paula Tostes, e a estudante do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Beatriz Valquíria. Carina Moreira salienta a relevância das apresentações que serão promovidas em Portugal. “As atividades configuram-se como uma importante ação de divulgação internacional do trabalho de pesquisa que realizamos na UFSJ, ações que contribuem ainda com a formação dos estudantes.”

Na foto, Coletivo Fuzuê em interpretação do Espetáculo Confere, no Inverno Cultural da UFSJ, edição 2019.