Mulheres na Ciência debate maternidade e pesquisa

Publicada em 11/05/2022

Nesta sexta, 13, a partir das 15h, acontece a sétima edição do evento Mulheres na Ciência. Com o tema Pesquisadoras e mães, o evento, gratuito, e aberto ao público, será transmitido via YouTube. As inscrições devem ser feitas pelo Sympla, mesmo site no qual serão emitidos certificados para os ouvintes.

O encontro terá participação da professora Adriana Neumann, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e da mestranda Gisele da Mata (UFMG), embaixadoras do projeto Parent in Science, que discute paternidade e maternidade na Ciência brasileira. A inclusão, em 2021, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do registro de licença-maternidade das pesquisadoras cadastradas na Plataforma Lattes é fruto da iniciativa.

Também estarão presentes no evento Gilliane Trindade, professora do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, Carolina de Souza, professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e Luana Moraes, diretora executiva da ImunoTera Soluções Terapêuticas. A mediação será feita pela chefe de comunicação do State Innovation Center, Luana Aquino.

Equidade de gênero na Ciência
Sobre o impacto da maternidade na carreira, Gilliane Trindade relata: “Faço coro a todo o grupo de mulheres que viram suas atividades se tornarem tão difusas que não seria possível ter um momento para se concentrar e correr atrás de um projeto. Deixei de ir a todos os congressos da minha área por vários anos.” E acrescenta: “Só recentemente reconquistei um tempo para fazer coisas que trazem prazer e que nos lembram que nós, mulheres, também existimos para além da maternidade ou de uma carreira.”

A valorização de mães pesquisadoras e cientistas contribui para a promoção de ações que promovem equidade de gênero na Ciência. Na UFSJ, a embaixadora do Parent in Science é a professora Letícia Ribeiro de Paiva, do Departamento de Estatística, Física, Matemática, Campus Alto Paraopeba.