Telecomunicações da UFSJ participa de estudos em Portugal

Publicada em 09/02/2022 - Fonte: ASCOM

Há cerca de dois anos, o professor da Engenharia de Telecomunicações do Campus Alto Paraopeba, Glaucio Lopes Ramos, e Stefânia de Souza Faria, egressa do curso, estão trabalhando em parceria com o Instituto de Telecomunicações de Leiria, em Portugal.

A oportunidade surgiu inicialmente a partir de um encontro do professor Glaucio Ramos com o professor português Rafael Caldeirinha. Os docentes se encontraram em Londres, durante a European Conference on Antennas and Propagation (EuCAP 2018), dando início à colaboração internacional entre Brasil e Portugal.

A pesquisa de pós-doutorado do professor da UFSJ, Estudo e otimização de modelo de propagação para 5G, é um projeto que envolve estudos de propagação para sistemas de quinta geração para telefonia celular, direcionado ao Brasil e a Portugal.

Já Stefânia Faria cursa doutorado no Instituto Superior Técnico de Lisboa (IST) e é professora no Politécnico de Leiria. Iniciou seu doutorado em setembro de 2021 mas, desde junho de 2019, desenvolve pesquisas no IST. A oportunidade de se tornar pesquisadora em Portugal veio por intermédio do professor Glaucio Ramos, que a informou sobre uma oportunidade de vaga para o edital Capes-FCT.

O trabalho de Stefânia se chama RESCuE-TOOL (Radio coverage for emergency communication systems to operate under critical wildfire environments – TOOL). E busca compreender a disseminação de ondas eletromagnéticas na presença de fogos e o efeito causado nas coberturas de rádio. “Nesse projeto, nós pretendemos estudar o fenômeno de combustão de vegetação, que acontece em meios florestais, por exemplo, e perceber o impacto que os fogos têm nas comunicações de rádio”, esclarece.

A pesquisadora fala sobre como tem sido essa experiência. “Eu pude aprimorar minhas habilidades em programação. E aprendi a trabalhar com diversos equipamentos de medições voltados para telecomunicações, incluindo aqueles para altas faixas de frequência.”

Colaboração internacional
Essa colaboração internacional entre Brasil e Portugal tem apoio da Capes e da Fundação Para Ciência e Tecnologia de Portugal (FCT). Envolve a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), a PUC-Rio – representada pelo professor Luiz da Silva Mello –, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Instituto de Telecomunicações de Leiria.

Durante o desenrolar do projeto, foram realizadas visitas técnicas, tanto da equipe brasileira a Portugal, quanto da equipe portuguesa ao Brasil. O professor Glaucio avalia as vantagens dessa colaboração: “Um benefício claro dessa parceria é a participação da UFSJ em um projeto internacional, que reúne 11 propostas de pesquisa, e tem potencial para alavancar a investigação no Brasil sobre a próxima geração das comunicações móveis, nomeadamente do 6G, em que pretendemos estudar ambientes rádio inteligentes, isto é, edifícios que se adaptam para melhorar a cobertura rádio em zonas de sombra, como se os edifícios fossem transparentes à propagação das ondas de rádio.”

Outro destaque, na opinião do professor, é a ligação com Portugal, e os benefícios de se estar inserido num ambiente de pesquisa ao nível do melhor que se faz na Europa. “É importante para o nosso curso de Engenharia de Telecomunicações saber dessa proximidade que temos com a equipe portuguesa, com o professor Caldeirinha, um dos grandes nomes na área de antenas e propagação em Portugal. É interessante saber que uma ex-aluna está realizando atividades de pesquisa totalmente financiadas por uma agência portuguesa”, completa Glaucio.

Na foto, da esquerda para a direita, os professores Glaucio Ramos, Luiz da Silva Mello, Rafael Caldeirinha e Stefânia Faria, em eventos científicos distintos em Portugal.

Maria Eduarda Carvalho
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom