Hospital das Mercês amplia leitos de terapia intensiva

Publicada em 18/01/2022

Dirigentes do Hospital Nossa Senhora das Mercês e da Universidade Federal de São João del-Rei realizaram nesta segunda-feira, 17, breve visita para marcar o início do funcionamento de 10 novos leitos no Centro de Terapia Intensiva (CTI).

Administrado em parceria com a UFSJ, o Hospital das Mercês é uma entidade filantrópica que atende a usuários do Sistema Único de Saúde de São João del-Rei e de diversos municípios da microrregião do Campo das Vertentes. Nos últimos anos, o Hospital foi responsável por cerca de 50 mil procedimentos, como cirurgias, consultas e atendimentos à população. O CTI é um dos locais em que estudantes da área de Saúde, docentes e residentes em Medicina da UFSJ realizam atividades práticas supervisionadas e estágios.

Estiveram presentes o reitor da UFSJ, Marcelo Andrade; o presidente do Conselho Administrativo do Hospital, Ricardo Rocha Camarano; o pró-reitor adjunto de Ensino de Graduação, Vicente Leão; a administradora do Hospital, Patrícia de Resende Vieira; o coordenador do curso de Medicina, Joel Lamounier; e o professor Alexandre Nunes Pessoa, diretor técnico do CTI e membro do Conselho Administrativo da instituição de saúde.

“Boa hora”
O professor Marcelo, durante a visita, destacou a importância da parceria entre a UFSJ e o Hospital das Mercês, uma vez que a ampliação dos leitos, além de servir para incrementar as atividades práticas do curso de Medicina, beneficiará pacientes usuários do SUS de toda a região.

Para o coordenador, professor Joel Lamounier, os novos leitos surgem em boa hora, tendo em vista que a procura por CTI tem aumentado, em função da pandemia da covid-19 e de outras demandas. “Agora os estudantes poderão acompanhar e atuar em mais casos, ampliando seu conhecimento e experiência”. Ainda de acordo com o coordenador, os novos equipamentos vão beneficiar também os residentes em Clínica Médica, que utilizam o CTI por dois trimestres ao longo da especialização.