Fapemig abre chamada para a Demanda Universal

Publicada em 17/01/2022 - Fonte: ASCOM

A Fundação de Amparo à Pesquisa e do Estado de Minas Gerais (Fapemig) torna público a Chamada Demanda Universal 01/2022, que destina R$ 39 milhões a projetos científicos, tecnológicos e de inovação, a serem executados no prazo de 36 meses, com vistas a estimular a pluralidade e diversidade da pesquisa brasileira nas diversas áreas de conhecimento.

O prazo para submissão de propostas vai até 28 de março, pelo Sistema Everest da Fapemig. As submissões podem concorrer a quatro faixas distintas, sendo:

Faixa A: exclusiva para doutores titulados a partir de 2017
Faixa B: para doutores formados em qualquer época
Faixa C: destinada a equipes de pesquisa que possuam, dentre seus integrantes, no mínimo três doutores, sendo um deles coordenador do projeto
Faixa D: destinada a equipes de pesquisa que possuam mínimo de quatro doutores, sendo, ao menos um, jovem pesquisador doutor formado a partir de 2017.

As categorias A e B, como informa a Fundação, foram criadas para que pesquisadores que concluíram doutorado nos últimos cinco anos possam concorrer de forma igualitária entre seus pares. Já a criação das faixas C e D se deu por dois motivos: primeiro, para possibilitar a compra de equipamentos de valor elevado para os projetos, uma vez que as faixas A e B, já estabelecidas, não permitem a compra de materiais. Assim, os pesquisadores podem inovar sem a necessidade de alteração no orçamento da Fapemig. Segundo, para viabilizar a participação de jovens doutores em grupos de pesquisa.

As propostas devem ser apresentadas sob forma de projeto de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação, e submetidas, obrigatoriamente, em versão eletrônica, respeitando a data limite supracitada. O resultado será divulgado na página da instituição em 30 de agosto.

Para mais informações, acesse a página da Fapemig.

Gabriella Canuto
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom