Ranking das Universidades Empreendedoras: UFSJ é destaque

Publicada em 11/01/2022 - Fonte: ASCOM

A Federal de São João del-Rei saltou da 80ª posição, em 2019, para a 55ª, em 2021, de acordo com dados do Ranking das Universidades Empreendedoras (RUE), publicado pela Brasil Júnior em dezembro passado.

O RUE coleta e analisa dados de três fontes: percepção de alunos; posicionamento oficial das instituições, coletado pelos embaixadores de cada Universidade; e dados de fontes secundárias. Dessa maneira, o Ranking é capaz de mapear e cruzar esses três tipos de informação: a forma como os alunos percebem a mentalidade empreendedora da sua própria instituição de ensino acaba influindo num ambiente que estimula a inovação, e incentiva mais envolvimento na busca por soluções que possam se tornar modelos de negócio.

Para o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica da UFSJ (Netec), professor Paulo Granjeiro, “é um resultado excepcional”, demonstrando o quanto a Universidade vem crescendo e se destacando como instituição empreendedora não somente em Minas, mas no país. “É fruto de um trabalho coletivo, envolvendo gestores, professores, servidores e alunos. É um engajamento e mudança de atitude em diversas áreas do saber”, avalia.

Nessa linha, o professor Paulo Granjeiro cita as inúmeras ações que vêm sendo realizadas e implementadas pelo Netec: capacitação em modelagem de negócios e propriedade intelectual; conexões com as ligas acadêmicas de empreendedorismo, as empresas Juniores e os grupos de inovação tecnológica; eventos sobre empreendedorismo e inovação, entre os quais destaca os fóruns do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Health Business Summit (maior evento de empreendedorismo em saúde da América Latina), o Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (VUEI), o programa de mentoria e o workshop em Design Thinking, oferecidos pela equipe da Indetec, a Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico e Setores Tradicionais do Campo das Vertentes, que trabalha em parceria com o Netec.