Professora do Dezoo é convidada do podcast Papo Massey

Publicada em 22/12/2021

Você entende a importância da fenação para a pecuária? Esse foi o tema do 15º episódio do podcast Papo Massey, que contou com a participação da professora Janaína Martuscello, do Departamento de Zootecnia da UFSJ (Dezoo). O programa, canal oficial da Massey Ferguson, trata quinzenalmente da produtividade no campo, reunindo especialistas de todo o país no assunto.

Entenda o processo
A fenação é um processo de conservação de forragem, que vai desde o corte e a viragem, até o enleiramento e o fardamento. No Brasil, segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne, cerca de 165 milhões de hectares são destinados à pecuária, voltada predominantemente para pastos. Essas pastagens, no entanto, não têm a produtividade distribuída de forma igualitária e, quando chega o período de estiagem, surgem lacunas no processo de produção das forragens. É aí que entra o feno.

O feno nada mais é do que forragem conservada por meio de desidratação controlada. Esse controle é necessário para que haja a menor quantidade de perda de material de qualidade. “Toda vez que fazemos a conservação do alimento, temos alguma porcentagem de perdas. É impossível manter um alimento conservado com a mesma qualidade in natura. No processo de fenação, o objetivo é diminuir essas perdas, tanto quanto for possível”, afirma Janaína.

O futuro da pecuária
Questões como a rentabilidade desse processo, métodos de armazenação do feno e os impactos na nutrição animal também são abordadas ao longo da conversa, marcada pelas expectativas da pesquisadora sobre o futuro da implementação desse processo. “A pecuária está mudando muito e tem ficado cada vez mais exigente. Precisamos entregar feno de qualidade para esse mercado”, avalia.

 

Luiza Tomey
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom