A luta das universidades públicas em 2021: Andifes faz balanço do ano

Publicada em 17/12/2021

Os dois últimos anos foram especialmente difíceis para as universidades públicas. Em meio ao enfrentamento de uma das maiores crises sanitárias da História, cortes orçamentários levaram o investimento em Educação a patamares registrados no início da década, uma contração que impôs a necessidade de novos arranjos que garantissem o compromisso social e de formação das universidades brasileiras.

Considerando esse cenário, a Andifes, durante a CLXXXVI Reunião Ordinária do Conselho Pleno, realizada presencialmente na semana passada, gravou vídeo em que trata das incertezas e superação vividas no período. O ex-presidente da Associação, Edward Madureira, e o atual presidente, Marcus David, falam sobre o que significou lidar com os desafios decorrentes dessa situação.

Para o reitor Edward Madureira, manter as redes federais de pé, por si só, pode ser considerada uma expressiva conquista. Nesse contexto, é importante lembrar do esforço empreendido e da importância que o trabalho em conjunto teve para que as universidades conseguissem cumprir seu papel. Mesmo sem as atividades presenciais, o corte de verbas foi uma ameaça ao funcionamento das instituições federais de ensino superior, que se reorganizaram para continuar proporcionando uma experiência educacional de qualidade aos estudantes.

O clima atual, no entanto, é de grandes expectativas. “Acho que estamos chegando ao final do ano com a cabeça erguida, pelo trabalho que nós fizemos, pela capacidade associativa, e até por termos perspectivas”, avalia o reitor Marcus David. “É claro que vai ter briga, é claro que vai ter dificuldade; mas eu acho que a gente sai dessa luta também com um pouco de esperança que conseguimos superar, porque estamos juntos nisso.”

A gravação está disponível no canal da Andifes no YouTube.