Docentes do Dmusi participam do Simpósio de Música Nova

Publicada em 16/12/2021 - Fonte: ASCOM

Sofia Leandro e Bruno Santos, professores do Departamento de Música da UFSJ (Dmusi), participaram do Simpósio de Música Nova (SiMN 2021), com um recital-palestra e comunicação oral sobre o conceito de “criatividade distribuída”. Os dois trabalhos apresentam resultados dos projetos artísticos e pesquisas sobre música contemporânea para o duo de violino e percussão. O recital-palestra foi realizado com o apoio do Edital de Circulação Artística da UFSJ.

O SiMN é um evento dedicado à música contemporânea organizado por Unespar e UFPR, por meio dos grupos de pesquisa Núcleo Música Nova e Laboratório de Criação Sonora e Interação Artística, respectivamente. Para a edição deste ano, foram programadas diversas atividades gratuitas, virtuais e abertas ao público: concertos, comunicações orais, palestras e publicações.

Duo
O duo Sofia Leandro e Bruno Santos foi criado com vistas à exploração da música original e adaptada para a formação violino e percussão. Em sua produção artística, contam-se várias estreias resultantes de colaborações com compositores e participações em festivais.

Sofia Leandro formou-se na Universidade de Aveiro e atualmente desenvolve pesquisa de doutorado na Escola de Música da UFMG, acerca de composições para violino e percussão, orientada por Fernando Rocha.

Bruno Santos graduou-se em Percussão na UFMG e concluiu o doutorado na Universidade de Aveiro. Integrou o grupo Oficina Música Viva, da Fundação de Educação Artística, e o trio de percussão Prucututrá.