UFSJ firma parceria com o IGAM

Publicada em 25/11/2021 - Fonte: ASCOM

A Universidade Federal de São João del-Rei assinou, nesta quinta-feira (25), o Protocolo de Intenções com o Instituto Mineiro de Gestão de Águas (IGAM), que formaliza o interesse da instituição em estabelecer um ambiente de mútua cooperação e diálogo com o órgão. O reitor Marcelo Andrade firmou a parceria que busca viabilizar o desenvolvimento comum de atividades de extensão voltadas para a temática da gestão dos recursos hídricos. A assinatura ocorreu durante o XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, que está acontecendo em Belo Horizonte até amanhã (26).

Na conversa com o presidente do IGAM, Marcelo da Fonseca, o reitor disse tratar-se de uma parceria importante, em que tanto o Instituto quanto a Universidade vão compor grupos de trabalho para cooperação em torno de um tema tão importante para a atualidade quanto a gestão dos recursos hídricos. “Nós vamos buscar o desenvolvimento comum de atividades de extensão. Essa parceria é uma via de mão dupla. Tanto a Universidade quanto a sociedade, de maneira geral, se beneficiam. Estamos entrando num outro patamar de colaboração com órgãos técnicos, avançando na inovação e na promoção de formas mais efetivas no processo de ensino e aprendizagem”, acentuou.

Para o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFSJ, Renato da Silva Vieira, a assinatura do documento coloca a UFSJ em uma nova concepção na qual a instituição convida o setor produtivo e órgãos de fiscalização para estarem dentro da Universidade, promovendo um trabalho conjunto. “A parceria irá impactar positivamente na formação dos estudantes, auxiliando no processo de ensino aprendizagem dos alunos nas atividades de extensão e, consequentemente, no desenvolvimento de trabalhos técnicos de qualidade que atendam às normativas que são emitidas pelos órgãos de regulação de recursos hídricos”.

De acordo com Renato Vieira, novas oportunidades podem ser geradas para os estudantes da Universidade. “A partir deste protocolo de intenção e dessa proximidade com os setores que demandam os serviços dos nossos egressos, novas parcerias podem ser lançadas, como financiamento de atividades na área de recursos hídricos, sejam por meio de projetos de pesquisa ou de extensão”, completa.

Reitor marca presença em evento de Ouro Branco

O reitor Marcelo Andrade também esteve presente na abertura da Semana de Desenvolvimento Econômico, que começou na segunda-feira, 23, e prossegue até 26 de novembro, em Ouro Branco. O evento busca promover a diversificação das atividades econômicas da região, provocar o encontro direto entre comunidade, potenciais empreendedores, indústrias, prestadores de serviços, comércio, agroindústria e turismo, buscando o fortalecimento da economia, o desenvolvimento regional e a preservação da identidade cultural.

Reitor da UFSJ, professor Marcelo Andrade participa da abertura da Semana de Desenvolvimento Econômico, em Ouro Branco. Foto: Leonardo Carvalho/Adesiap