Feminismo, corpo, espaço e tempo: professora da UFSJ apresenta webinar internacional

Publicada em 25/11/2021 - Fonte: ASCOM

A professora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (Pipaus UFSJ), Adriana Nascimento, apresentou, no último dia 10, o webinar “Poéticas Feministas em Corpo, Espaço e Tempo”, em evento online promovido pelo Centro de Investigação de Artes e Comunicação (CIAC), da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (UALg), em Portugal.

O CIAC deu início, em outubro deste ano, a um ciclo de seminários online de periodicidade mensal, que contempla um vasto programa nas áreas de cultura, artes e comunicação. Essa segunda sessão, na qual participou Adriana, centrou-se na curadoria e narrativa das poéticas femininas, a partir do trabalho de algumas artistas brasileiras, com objetivo de abordar as relações do feminino na sociedade contemporânea, atravessando debates éticos, estéticos, morais, filosóficos e políticos. Sobre apresentar em uma universidade europeia, a professora afirma que “a experiência internacional vem fortalecendo as articulações entre projetos de pesquisa e permite que conhecimentos e estudos sejam visibilizados e aprofundados”.

Transitando entre dimensões corporais (físicas, emocionais e espirituais), espaciais e temporais, a investigação acerca do feminismo realizada por Adriana, e apresentada na conferência, relaciona essas três esferas de modo interseccional, observando narrativas, caminhos, percursos e trajetos. Adriana é pesquisadora, curadora independente, atuou na fundação do Programa de Pós-Graduação PIPAUS, da UFSJ, coordenou projetos curatoriais como o “Urbanidades Latinoamericanas”, entre outros. Foi a segunda convidada do projeto oferecido pela Universidade do Algarve, que teve participação gratuita e certificação para ouvintes.